PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

País: Carros sujos passam a chumbar na inspeção

5 Julho, 2020 - 20:19

477

0

PUB O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) publicou na passada sexta-feira, em Diário da República, que os carros cujas condições de limpeza prejudiquem a avaliação dos técnicos de […]

PUB

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) publicou na passada sexta-feira, em Diário da República, que os carros cujas condições de limpeza prejudiquem a avaliação dos técnicos de inspeção podem ser chumbados durante a avaliação periódica.

De acordo com notícia do jornal O Minho, a nota publicada refere que “sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza”.

No entanto, recorde-se, já desde 2012 que existe na lei a previsão de limpeza das viaturas aquando da ida à inspeção: “devem ser apresentados à inspeção em condições normais de circulação e em perfeito estado de limpeza a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas”.

Este novo diploma, realça O Minho, vem reforçar a legislação existente, entrando em vigor a 1 de novembro de 2020.

Passa também a ser obrigatória a lavagem do motor antes da inspeção, assim como maior rigor dos inspetores na avaliação dos travões, direção, vidros, faróis, eixos, rodas, pneus e emissão de gases.

Nos carros a diesel, todos os que possuírem software que falseiem os números poluentes passam a ser automaticamente chumbados.

Ao todo são 26 as novas medidas aprovadas pelo IMT para responder às “inovações tecnológicas desenvolvidas pela indústria automóvel e a inerente necessidade de atualização dos métodos e procedimentos de inspeção aplicáveis”.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas