PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

País: Autotestes passam a ser válidos para entrar em restaurantes (mas têm de ser realizados no local)

23 Dezembro, 2021 - 11:24

1690

0

“Alternativas visam diversificar as opções disponíveis ao alcance da população”, diz o Ministério da Saúde.

Os autotestes à COVID-19 passam a ser válidos para entrar em restaurantes ou eventos, nos dias em que esta regra vai estar em vigor. Até ao dia 2 de janeiro será possível apresentar um autoteste negativo, realizado no local, para entrar em restaurantes, eventos ou festas de passagem de ano.

 

Em comunicado, o Governo esclarece que esta possibilidade se enquadra no âmbito das medidas adicionais adotadas para contenção da pandemia e aprovadas na terça-feira em Conselho de Ministros.

 

Na nota enviada pelo gabinete do Ministério da Saúde, esta quinta-feira, “esclarece-se que, para aceder às atividades ou estabelecimentos para os quais passou a ser exigido um teste COVID com resultado negativo”, são admitidos os seguintes tipos de testes:

 

  • Comprovativo de teste PCR, com uma antecedência de 72 horas;
  • Comprovativo de teste rápido de antigénio (TRAg), com uma antecedência de 48 horas;
  • Até ao dia 2 de janeiro, autoteste realizado no local, mediante supervisão.

 

Estes três tipos de testes serão admitidos, “nos termos das decisões tomadas para o período de contenção de contactos”, no acesso a estabelecimentos turísticos ou de alojamento local e a eventos de qualquer natureza (sendo excepção celebrações religiosas).

 

De acordo com a nota desta quinta-feira, nos dias 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro, serão também válidos no acesso a restaurantes e estabelecimentos de jogos de fortuna ou azar ou celebrações autorizadas de Ano Novo.

 

“Estas alternativas visam diversificar as opções disponíveis ao alcance da população num momento excecional e de elevada procura”, salienta o Ministério da Saúde.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas