Menu

+

0

0

Valença

País: António Costa avisa que TGV (a passar por Valença) tem de avançar até final deste mês

2 Janeiro, 2024 - 23:25

474

0

Alta velocidade.

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira essencial a existência de condições políticas para avançar já este mês com o comboio de alta velocidade (TGV) e afirmou que nem países ricos desperdiçam um financiamento de 750 milhões de euros.

 

Segundo o Jornal de Negócios, António Costa deixou este aviso em declarações aos jornalistas no final de uma visita à futura estação da Estrela, do Metropolitano de Lisboa.

 

O primeiro-ministro, agora com um Governo limitado de poderes, começou por referir que, em 2023, essa linha de alta velocidade entre Lisboa, Porto, Braga e Vigo [com passagem por Valença] não teve financiamento da União Europeia “por falta de maturidade do projeto, designadamente por não estar lançado o concurso”.

 

“Agora, temos a oportunidade de obter um financiamento até 750 milhões de euros da União Europeia se tivermos o concurso aberto até à data limite para a apresentação de candidaturas, que é no final de janeiro. Espero que toda a gente compreenda a necessidade imperiosa de lançarmos o concurso para não se desperdiçar um financiamento importante”, assinalou o líder do executivo.

 

António Costa considerou depois que, na sua perspetiva, atualmente “é consensual em todo o país essa linha [de TGV] e essa prioridade” à obra entre Lisboa e Vigo.

 

O líder do executivo indicou que já foi concluída uma avaliação ambiental estratégica.

 

“Portanto, o Plano Nacional de Investimentos está definido, onde se inclui a construção de uma linha de alta velocidade entre Lisboa, Porto, Braga e Vigo”.

 

“Essa é a linha prioritária da rede de alta velocidade em Portugal”, acrescentou.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas