Menu

+

1

0

Alto Minho

País: Anticiclone ‘não descola’ – Sem chuva mas frio nos próximos 10 dias

30 Janeiro, 2023 - 21:42

732

0

Meteorologia.

Chuva? Não. Pelo menos nos próximos 10 dias. São estas as previsões do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF), conforme mostra o mapa divulgado pelo portal Meteo Trás os Montes Portugal.

 

Muito frio, sim. Mas de precipitação nem sinal. Portugal será o único país europeu nessa situação.

 

“A notícia é boa para o Norte e Centro do país, mas não o é para o Sul, onde a seca persiste”, considera o Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

Recorde-se que o nosso país está sob influência de um anticiclone que está nesta altura a bloquear todas as hipóteses de precipitação.

 

“O anticiclone no inverno é perigoso, pois quando cola aqui, não descola e já tivemos invernos arruinados por ele, o ano passado por exemplo”, recorda aquele portal.

 

O mês de fevereiro vai entrar com bastante sol, mas com muito frio no Alto Minho. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas vão oscilar entre 0ºC e 1ºC em toda a região. Em Paredes de Coura, os termómetros podem descer mesmo a -1ºC.

 

Mas o novo mês vai trazer também um aumento das temperaturas máximas. Dos atuais 12ºC, os termómetros vão ascender progressivamente até aos 17ºC na próxima sexta-feira.

 

O céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, pelo menos, até ao próximo fim de semana.

 

De referir que o Alto Minho encontra-se sob aviso amarelo (terceiro mais grave numa escala de quatro) colocado pelo IPMA devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”.

 

O vento vai soprar fraco.

 

 

[Fotografia: ECMWF / Via Meteo Trás os Montes – Portugal]

Tópicos:

#Meteorologia

Últimas