PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
País

País/Alto Minho: Restaurantes e cafés ajeitam-se para a reabertura – Confira as regras AQUI

17 Maio, 2020 - 09:26

231

0

PUB Ajeitam-se as mesas… retiram-se cadeiras… coloca-se o gel desinfetante na entrada. As portas ainda estão fechadas, mas no interior de vários cafés e restaurantes a azáfama é grande. Conferem-se […]

PUB

Ajeitam-se as mesas… retiram-se cadeiras… coloca-se o gel desinfetante na entrada. As portas ainda estão fechadas, mas no interior de vários cafés e restaurantes a azáfama é grande. Conferem-se todos os pormenores para que tudo esteja pronto esta segunda-feira, data marcada para a reabertura dos estabelecimentos.

Há normas e recomendações a cumprir. Devem, por exemplo, privilegiar o uso das esplanadas e o serviço take away. O agendamento prévio também deve ser incentivado, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgadas esta sexta-feira. 

Dentro das medidas a adotar, previsivelmente, há uma redução obrigatória na capacidade máxima do estabelecimento. O objetivo é assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas. “A disposição das mesas e das cadeiras deve garantir uma distância de, pelo menos, dois metros entre as pessoas, mas os coabitantes podem sentar-se frente a frente ou lado a lado, a uma distância inferior”, de acordo com a DGS.

As empresas deverão impedir que os clientes modifiquem a orientação de mesas e cadeiras. São desaconselhados os lugares de pé. 

limpeza e a desinfeção dos espaços deverá respeitar as orientações anteriormente emitidas pela DGS. Os proprietários devem desinfetar, pelo menos seis vezes por dia, todas as zonas de contacto frequente (maçanetas de portas, torneiras de lavatórios, mesas, bancadas, cadeiras, corrimãos).

O mesmo deve ser feito com “os equipamentos críticos (tais como terminais de pagamento automático e ementas individuais”, após cada utilização.

A orientação estabelece também a necessidade de higienização das mãos com solução à base de álcool ou com água e sabão à entrada e à saída do estabelecimento por parte dos clientes.

Os clientes devem também considerar a utilização de máscara, exceto durante o período de refeição, evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários e dar preferência ao pagamento eletrónico.

O documento estabelece também os procedimentos a adotar pelos colaboradores dos estabelecimentos de restauração e bebidas, nomeadamente a utilização de máscara durante o período de trabalho com múltiplas pessoas.

 

[Fotografia: Expresso / Boa Cama Boa Mesa]

 

PUB

Últimas