PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Autárquicas
Destaques
Paredes de Coura

P. Coura/Histórico: Vítor Paulo demolidor faz o pleno no Executivo Municipal

2 Outubro, 2017 - 02:51

465

1

Perfeito. Brilhante. Soberbo. Foram os adjetivos mais ouvidos pelos corredores do PS durante a noite eleitoral deste domingo para qualificar a proeza histórica realizada por Vítor Paulo Pereira e restante […]

Perfeito. Brilhante. Soberbo. Foram os adjetivos mais ouvidos pelos corredores do PS durante a noite eleitoral deste domingo para qualificar a proeza histórica realizada por Vítor Paulo Pereira e restante candidatura. Os socialistas conseguiram o pleno. E como isto é tão raro nestas lides autárquicas convém explicar. E resume-se numa frase: o PS conseguiu preencher a totalidade dos cinco lugares disponíveis no Executivo Municipal. Uma mão cheia… só para os socialistas.

A Rádio Vale do Minho percorreu os anais do historial autárquico neste e noutros concelhos. Pelo distrito e pelo país. Não encontrámos ainda feito semelhante. Para o registo fica a frieza dos números: 76,5% dos votos para o PS e apenas 14,4% para o PSD, que foi a segunda força mais votada. São ‘anos-luz’ de distância que dão a Vítor Paulo Pereira a entrada direta para o ‘Olimpo’ dos autarcas recordistas. Nem os ‘dinossauros autárquicos’ de outros tempos conseguiram este ansiado feito. “É uma vitória que nos traz muita alegria e satisfação porque as pessoas acreditaram nas nossas propostas”, disse Vítor Paulo Pereira em direto à Rádio Vale do Minho, durante a grande noite eleitoral. “São também resultados que trazem maior exigência e mais responsabilidade”, sublinhou o autarca socialista em tom sereno e pleno de humildade. “Teremos de fazer tanto ou mais do que neste último mandato. Estamos muito felizes com este resultado ‘anormal’ pela positiva, mas não estamos eufóricos”, garantiu.

Já o PSD courense, completamente pulverizado, perde a representatividade na Câmara Municipal. Este resultado desastroso para a força liderada por Venâncio Fernandes (14,4% dos votos) retira aos sociais-democratas os dois vereadores conseguidos em 2013 (36,4% dos votos). O PSD passa a estar apenas representado na Assembleia Municipal, e mesmo aí também sofre uma redução significativa no número de deputados eleitos. Em 2013 elegeu sete. As eleições deste domingo ditaram apenas três deputados para a direita courense.

A CDU não foi além dos 4,6% para a Câmara Municipal mas conseguiu eleger um deputado para a Assembleia Municipal de Paredes de Coura. A Taxa de Abstenção neste concelho foi de 39%.

 

[Fotografia: Cecília Pereira]

Últimas