PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Paredes de Coura

P. Coura: Um jovem baixista que não suportava as filas na Expo – Foi há 25 anos

22 Maio, 2023 - 15:06

1595

0

Exposição Mundial abriu portas no dia 22 de maio de 1998.

No dia 22 de maio de 1998, os olhos do mundo estavam colocados em Portugal. Abria portas a Exposição Mundial dedicada aos Oceanos, em Lisboa: a Expo 98. 

 

Um evento que maravilhou os mais de 10 milhões de portugueses e estrangeiros que a visitaram, contou com 143 países e 14 organizações internacionais, e bateu recordes entre 22 de maio e 30 de setembro, – bem já ao nascer do sol de 1 de outubro.

 

O Festival de Paredes de Coura caminhava a passos largos para a 6ª edição. Começava a agigantar-se entre os demais.

 

O jovem baixista Vítor Paulo Pereira, que tinha tocado nas primeiras edições com a sua banda – os Boucabaca – já deixara os palcos há três anos. O evento ganhava contornos cada vez mais sérios. Conquistava o país e o mundo.

 

Professor de História no ensino secundário, Vítor Paulo Pereira andava num corre-corre nesse Verão de 1998. Pertencia à equipa organizadora do festival e teve muitas vezes de deslocar-se a Lisboa para tratar de assuntos relacionados com o evento.

 

Só que nesse ano a capital estava diferente. Era o ano da Expo.

 

“Lembro-me de ter visitado alguns pavilhões mas sinceramente não foram muitos. Muitas vezes até preferia estar sentado no exterior do que ir para as filas e esperar meia hora só para ver um pavilhão”, contou o atual presidente da Câmara de Paredes de Coura à Rádio Vale do Minho com uma gargalhada à mistura.

 

“Gostei muito, sobretudo do projeto que a Expo representou. De início muitos não acreditavam. Pensavam que era impossível e a Expo trouxe uma nova vida à cidade de Lisboa”, continuou o edil courense.

 

“No início, o projeto da Expo foi muito criticado porque tinha também associado um projeto de imobiliário. O facto é que não se pode reabilitar o espaço de uma exposição se depois não estiverem lá as pessoas. Nós conseguimos fazer isso com sucesso”, concluiu Vítor Paulo Pereira.

 

A Expo 98 realizou-se em Lisboa entre 22 maio e 30 de setembro de 1998. Subordinada ao tema Os Oceanos, teve como objetivo principal celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

 

 

 

[Fotografias capa: DR]

Tópicos:

#Exposição

Últimas