PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Três filhotes de raposa valem primeiro prémio a fotógrafo

5 Junho, 2022 - 12:22

524

0

Fotografia.

Três crias de raposa captadas na Paisagem Protegida do Corno de Bico valeram o 1º prémio na categoria mamíferos ao fotógrafo Jorge Costa, no Insitu – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, conta o jornal O Minho.

 

“Esta foto nasceu em Paredes de Coura, dentro da Paisagem Protegida do Corno de Bico, uma paisagem caracterizada pela sua riquissima biodiversidade. E foi num dos trabalhos que por lá participei (“O Lobo e o Homem: proteger, valorizar e sensibilizar”) onde durante o trabalho de fotoarmadilhagem, numa pequena ilha de bosque misto, tive a felicidade de encontrar um covil, de raposa pelo aspeto”, conta o profissional nas redes sociais.

 

“A terra remexida denunciava o trabalho da mãe, e o ouvido na entrada da toca, captava tímidos e tenros sons das crias. A partir daí já sabia o que fazer, no entanto, também sabia que a atividade humana nessa ilha era existente, assim como a possibilidade de predação por um enorme navalheiro, que pude observar várias vezes a fucinhar a entrada. Ou então claro o seu familiar canino lupino que também por lá marcava”, prossegue.

Foto de crias de raposa deu a Jorge Costa o 1º lugar na categoria mamíferos

[Fonte: FB Jorge Costa Photography&Camtrap]

 

 

“O meu tempo com o set montado teria de ser extremamente curto, pela perturbação e para proteção do equipamento. Certamente não teriam um mês. As saídas da mãe eram mais numerosas e demoradas o que indicava que já estariam prontas para explorar. Eu sabia que o momento das pequenas exploradoras estava próximo. Então montei o set, duas noites no máximo”, recordou.

 

A sorte esteve do lado de Jorge Costa. “Felizmente bateu certo. E assim consegui, retratar as primeiras saídas das três exploradoras que me atribuíram o 1°prémio. Foi um prazer poder seguir um bocadinho do início destas três pequenas”.

 

[Fotografia capa: Jorge Costa Photography&Camtrap]

Últimas