A primeira edição desta iniciativa, a cargo da Associação de Padornelo, remonta a 1988. Apurou a Rádio Vale do Minho que nunca tinha acontecido um caso de empate entre as duas equipas em competição.
Tal como nos anos anteriores, estiveram frente a frente duas equipas: a da casa e uma outra associação vinda de um qualquer ponto do Alto Minho.
Este ano foi a vez da Associação de Padroso, de Arcos de Valdevez.
Realizaram-se provas de dança, interpretação musical, questionário sobre cultural local, entrevista a pessoas conhecidas da freguesia ou do concelho e provas de teatro.
Tudo isto perante uma sala repleta de dezenas de pessoas.
No final, aconteceu o inesperado. Foi quebrado um ciclo de várias vitórias sucessivas da equipa da casa nos últimos anos.
Associação de Padroso, de Arcos de Valdevez, realizou proeza em Paredes de Coura
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
“Foi um autêntico desfile de excelência nos números apresentados. A Associação de Padornelo esteve ao nível a que já nos habituou. Porém, a Associação de Padroso mostrou uma elevação e uma criatividade tal que o júri não foi capaz de eleger um vencedor e um vencido”, disse o Presidente do Júri, Miguel Rocha.
“Isto só vem demonstrar que, no Alto Minho, há cada vez mais associações a investir em toda a espécie de expressões artísticas. Sejam elas o teatro, a música, ou quaisquer outras. Foi um empate onde as duas equipas venceram. Recordo que, no ano passado, a equipa vencida perdeu apenas por um ponto. Isto diz muito sobre o contributo que este concurso tem vindo a dar na dinâmica do associativismo em todo o distrito de Viana do Castelo”, acrescentou.
A organização mostrou-se também muito satisfeita com um resultado considerado “justo”.
O ‘Conhecei a Nossa Terra’ regressa em 2026 para mais um serão de horas bem passadas.
Comentários: 0
0
0