PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura recorda courenses tombados na Grande Guerra com exposição no Arquivo Municipal

13 Junho, 2019 - 14:48

180

0

PUB Vai ser inaugurada no Arquivo Municipal de Paredes de Coura esta sexta-feira, 13 de junho, uma exposição intitulada Paredes de Coura na I Grande Guerra. A sessão inclui uma […]

PUB

Vai ser inaugurada no Arquivo Municipal de Paredes de Coura esta sexta-feira, 13 de junho, uma exposição intitulada Paredes de Coura na I Grande Guerra. A sessão inclui uma visita guiada e uma conferência a cargo de Albino Penteado Neiva.

No dia 28 de junho, a assinalar a data do Tratado de Paz, será lançado no Salão Nobre dos Paços do Concelho o livro intitulado O Silêncio e a Voz dos Heróis de Paredes de Coura na I Guerra Mundial, da autoria de Henrique Rodrigues e Albino Penteado Neiva. A sessão está marcada para as 18h00. Segue-se a inauguração de um memorial em homenagem aos combatentes courenses.

No dia seguinte vão decorrer duas conferências temáticas no Arquivo Municipal, das 10h00 às 13h00Bernardino Machado, a Guerra e a Paz, da autoria de Norberto Cunha; e Paredes de Coura na Guerra. Os heróis ignorados, da autoria de Henrique Rodrigues.

Portugal foi um dos países que combateu neste conflito. Ficou para sempre na memória de todos a Batalha de La Lys, cujo 1º centenário foi assinalado no ano passado. De acordo com estimativas, morreram a 9 de Abril de 1918 na Batalha de La Lys, na Bélgica, 1341 soldados portugueses, 4626 foram feridos e 7440 foram feitos prisioneiros, de um total de 2100 baixas lusas contabilizadas no conflito.

 

[Fotografia: Grande Guerra / Ilustrativa]

 

PUB

Últimas