PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Projeto Terra vai disponibilizar árvores para todos poderem plantar

18 Março, 2021 - 22:22

248

0

PUB Para assinalar o Dia da Árvore, que se assinala no próximo dia 21 de Março, o Projeto Terra – Paredes de Coura vai disponibilizar, entre esta sexta-feira (ao final da […]

PUB

Para assinalar o Dia da Árvore, que se assinala no próximo dia 21 de Março, o Projeto Terra – Paredes de Coura vai disponibilizar, entre esta sexta-feira (ao final da tarde) e dia 26 de março, árvores autóctones oferecidas pelo Município local e pelos Baldios de Linhares, localizados neste concelho.

Nas instalações da Escola Secundária poderão ser adquiridos azevinhos, pinheiros mansos, carvalhos, sobreiros, plátanos, cedros e aveleiras para quem quiser levar e plantar.

O Projeto Terra é uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura e o Município de Paredes de Coura com a colaboração da Quinta das Águias.

“Um dos objectivos deste projeto é levar os alunos a conhecerem a origem dos alimentos que se comem, ou que já se comeram, no concelho. Assim, os alunos fazem a recolha de todas as sementes do concelho, colocando-as no Banco de Sementes Regionais que iniciaram, e tornando-se por isso Guardiões de Sementes“, explicou a organização da ativade.

Estas sementes são semeadas por eles nas leiras do espaço exterior do Museu Regional. Nestas leiras também são colocadas plantas aromáticas que são propagadas nas Estufas Municipais.

“Os produtos que daí resultarem (favas, ervilhas, milho, feijões, etc.) irão ser transformados em alimentos para serem consumidos por todos”.

Dentro deste mesmo projeto os alunos realizam ainda a atividade A bolota fonte de alimento e de vida no qual todos recolhem bolotas em que algumas são semeadas e as restantes são colocadas a secar para depois serem reduzidas a farinha que os alunos irão utilizar para confeccionarem, com a ajuda dos responsáveis pelo Museu, o antigo Pão de Bolota que era usado no concelho antes de aparecer o trigo e o milho.

As bolotas semeadas são plantadas em março, aquando a comemoração do Dia da Árvore, ou em novembro na Semana da Floresta Autóctone, com objetivo de dar continuidade à grande floresta de carvalhos do concelho.

 

[Fotografia: Arquivo / Cecília Pereria – Grupo FB Terra Amada]

 

PUB

Últimas