PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Nova ligação à A3 vai ter influência na economia – Mas pode não ficar por aí

24 Fevereiro, 2022 - 07:27

1546

1

Obra deverá estar concluída no final deste ano.

A futura ligação de Paredes de Coura à Autoestrada 3 (A3) irá ter um forte impacto na economia do concelho, mas também poderá influenciar a demografia do concelho. Pelo menos é nisto que acredita o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira.

 

“Nestes últimos sete a oito anos, apesar de todos os concelhos terem perdido pessoas, Paredes de Coura não fez parte dos que mais perderam. Isso não foi surpresa”, referiu o autarca socialista à Rádio Vale do Minho.

 

“Com esta nova centralidade, com novas empresas e com nova vitalidade económica, naturalmente que podemos inverter este ciclo e melhorar a tendência a que temos vindo a assistir”, apontou Vítor Paulo Pereira.

 

“Não vou dizer que esta estrada vai ser a salvação do concelho. Seria exagerado. Mas esta nova ligação vai trazer a Paredes de Coura uma nova energia, uma nova vitalidade, a capacidade de captar novas empresas e… atrair pessoas“, prosseguiu.

 

A abertura desta ligação, avanço a Infraestruturas de Portugal (IP), está prevista para o final de 2022. 

 

O acesso rodoviário, reclamado há décadas por autarcas e empresários, tem cerca de 8,8 quilómetros de extensão, e irá ligar o parque empresarial de Formariz à A3, ao nó de Sapardos, em Vila Nova de Cerveira, também no distrito de Viana do Castelo.

 

O investimento – a rondar os 9,5 milhões de euros – é financiado pelo Programa de Valorização de Áreas Empresariais, lançado pelo Governo em fevereiro de 2017.

 

A obra inclui a construção de “dois pontões, sobre a ribeira de Sapardos e sobre a ribeira de Borzendes, de duas passagens agrícolas, duas passagens inferiores e uma passagem superior para peões”.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas