PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Município decreta um dia de luto pela morte de D. Anacleto

21 Setembro, 2020 - 14:17

163

0

PUB O Município de Paredes de Coura decretou Luto Municipal para esta terça-feira, dia 22 de setembro, com colocação da bandeira a meia-haste pela morte de D. Anacleto, bispo de […]

PUB

O Município de Paredes de Coura decretou Luto Municipal para esta terça-feira, dia 22 de setembro, com colocação da bandeira a meia-haste pela morte de D. Anacleto, bispo de Viana do Castelo.

Em nome do Município, dos seus órgãos eleitos e todos os seus colaboradores, também serão apresentadas sentidas condolências à família enlutada e a toda a comunidade que enfrenta o sentimento de perda.

Na nota de pesar assinada pelo presidente de Câmara, o Município de Paredes de Coura releva que “D. Anacleto Oliveira destacou-se na sua brilhante vida académica como um homem de cultura e conhecimento que, não obstante a elevação do seu pensamento, nunca se afastou da sua ligação e diálogo com os mais simples e mais frágeis”.

“O seu trabalho episcopal pautou-se pela forte ligação com as paróquias e os fiéis que servia, com particular proximidade aos mais vulneráveis – a quem nunca deixava de dedicar especial atenção. A sua proximidade à comunidade permite a perceção de que D. Anacleto foi sempre um no meio de todos, tal como vontade expressa no lema episcopal que adotou”, disse o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira.

Acrescenta ainda que em todas as diversas circunstâncias em que Paredes de Coura teve a honra de o receber, “D. Anacleto Oliveira sempre foi o expoente da simplicidade e da generosidade, um homem de fé e dedicação, cujo coração abraçava toda a comunidade”.

D. Anacleto Oliveira, natural de Cortes (Diocese de Leiria/Fátima), após o curso Teológico, foi ordenado presbítero em 15 de Agosto de 1970. Prosseguiu estudos em Roma, onde se licenciou em Teologia Dogmática, seguindo para Alemanha onde se doutorou em Exegese Bíblica.

Recebeu a ordenação episcopal, em Fátima, em 24 de Abril de 2005 e em 11 de Junho de 2010 foi nomeado Bispo da Diocese de Viana do Castelo, sendo quarto Bispo da Diocese.

Faleceu na passada sexta-feira na sequência de um despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, no distrito de Beja.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas