Um mar de crianças saiu esta manhã às ruas de Paredes de Coura para assinalar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.
A marcha contou com a presença de vários professores do Agrupamento de Escolas deste concelho e com a colaboração da GNR.
[crédito fotografia: Cecília Pereira / Grupo FB Terra Amada]
[crédito fotografia: Cecília Pereira / Grupo FB Terra Amada]
“O Dia Escolar da Não Violência e da Paz pretende abrir novos caminhos de manifestação da discordância e desagrado, sem recurso a violência de qualquer tipo. Num contexto, em que nos encontramos rodeados de guerras internacionais, de conflitos e crispação de discursos políticos, urge abrir caminho à expressão livre de violência, à expressão construtiva”, defende este agrupamento.
[crédito fotografia: Cecília Pereira / Grupo FB Terra Amada]
[crédito fotografia: Cecília Pereira / Grupo FB Terra Amada]
Segundo a Direção-Geral da Educação, a celebração desta data “tem como propósito promover valores fundamentais como a empatia, tolerância, o respeito e a convivência pacífica no ambiente escolar”.
Instituído em 1964 pelo poeta espanhol Llorenç Vidal, o dia presta homenagem a Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia e defensor da não violência, assassinado nesta data em 1948.
A Direção-Geral da Educação aproveita este momento “para destacar a importância de transformar as escolas em espaços de harmonia e inclusão, incentivando uma cultura de paz e de não violência, que contribua para o crescimento dos alunos como cidadãos responsáveis, conscientes e promotores de valores como os da justiça e solidariedade”.
Comentários: 0
0
1