PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Microsoft considera que EPRAMI «é um exemplo» de transformação digital na educação

18 Maio, 2017 - 09:41

129

0

EPRAMI foi contemplada com os prémios pela vitória no concurso DOTS Challenge promovido pela Microsoft Portugal, entre 34 escolas de todo o país num total de 384 professores participantes.

A Diretora da Microsoft para o setor da Educação em Portugal considera que a Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) “é um exemplo” da transformação digital na educação. Esta quarta-feira, nas instalações daquela escola, Vânia Neto a ideia de que cabe à Microsoft “motivar, premiar e apoiar as escolas na procura dessa transformação digital”. Tendo por perspetiva a 4ª Revolução Industrial e o consequente “aumento de competências digitais”, a responsável sugeriu a necessidade de “incentivar os professores no ensino com tecnologias, procurando o aumento da eficiência nos resultados de aprendizagem dos alunos”.
Recorde-se que a EPRAMI foi contemplada com os prémios pela vitória no concurso DOTS Challenge promovido pela Microsoft Portugal, entre 34 escolas de todo o país num total de 384 professores participantes.
Numa cerimónia que decorreu nas instalações da EPRAMI em Paredes de Coura e com a presença de representantes de muitas outras escolas profissionais, Gonçalo Xufre, da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, apontou que “a escola do séc XXI, bem como o desenvolvimento coletivo do território” são os desafios que se colocam no futuro. Uma ideia também reforçada pelo diretor executivo da EPRAMI, Manuel Miranda, que ao elencar as valências desta escola profissional, apontou a “oferta formativa de banda larga orientada para o mercado de trabalho, independentemente dos alunos poderem prosseguir para o Ensino Superior”, como uns dos eixos diferenciadores da escola que dirige.
O concurso Microsoft Dots Challenge representou para a EPRAMI um reforço no investimento e na transformação da sala de aula pela integração de tecnologias inovadoras promotoras do sucesso educativo. A participação neste desafio da Microsoft permitiu a divulgação na comunidade escolar de todo um conjunto de tecnologias para a sala de aula. Destas salientam-se as tecnologias de colaboração numa perspetiva de integração do perfil de competências do aluno do Séc. XXI, como o Sharepoint e o Microsoft Teams. Na participação neste concurso, os professores da EPRAMI realizaram múltiplas ações de formação da Microsoft para a utilização das suas tecnologias em sala de aula e no processo de aprendizagem. Por outro lado, também participaram ativamente na comunidade educativa Microsoft criando conteúdos para utilização em sala de aula. Tal permitiu e está a permitir uma forte integração e modernização do ensino/aprendizagem da instituição.
Os prémios serão utilizados no processo de implementação de uma sala de aprendizagem personalizada, estendendo a Sala Microsoft, que a EPRAMI já possuía pelo seu reconhecimento prévio como Microsoft School, a um nível de avanço tecnológico e personalização considerável.
Adicionalmente a Microsoft irá realizar um Vídeo Case Study sobre a EPRAMI como uma das melhores escolas portuguesas na inovação tecnológica do processo de ensino/aprendizagem.

Últimas