PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura/Ligação A3: “Oito quilómetros que fazem enorme diferença”, disse António Costa

15 Junho, 2020 - 17:08

398

0

PUB O Auto de Consignação da obra vai ser assinado esta terça-feira. Uma obra que é reclamada há mais de duas décadas: a ligação entre o Parque Industrial de Formariz […]

PUB

O Auto de Consignação da obra vai ser assinado esta terça-feira. Uma obra que é reclamada há mais de duas décadas: a ligação entre o Parque Industrial de Formariz e a A3.

Foi em meados de outubro de 2018 que foi lançado, pelo próprio Primeiro-Ministro, o concurso da empreitada de construção daquela nova ligação rodoviária, num investimento de 9,5 milhões de euros suportados apenas pelo Orçamento do Estado.

Para o chefe do Governo, a criação das infraestruturas rodoviárias previstas no Programa de Valorização das Áreas Empresariais lançado pelo Governo, em fevereiro de 2017, vai “potenciar o desenvolvimento é absolutamente essencial para o conjunto do pais”.

“Estes 8,8 quilómetros que parecem uma pequena distância fazem uma enorme diferença para a competitividade de todas as empresas que existem aqui em Paredes de Coura”, disse então António Costa, justificando que o “grosso” do investimento público “tem estado concentrado na ferrovia e nos portos de mar, por serem ligações “essenciais para a internacionalização da economia portuguesa”, disse durante a cerimónia que decorreu sede da empresa Fly London, do grupo Kyaia – maior empregador do concelho.

Segundo dados avançados na altura pelo presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, no parque empresarial de Formariz , que vai ser servido pela nova ligação, estão instaladas 35 empresas que representam um volume de negócios de 200 milhões de euros, sendo que 150 milhões em exportações. O autarca socialista afirmou que o concelho “merece” a nova estrada porque já “perdeu muito” com a sua ausência.

 

Orçamento de 16 milhões – Ligação à A3 entre as prioridades

 

São 16 milhões de euros. É o maior Orçamento Municipal de Paredes de Coura desde 2013. O documento, aprovado no passado mês de dezembro pelo Executivo e Assembleia Municipal, apresenta como prioridades o alargamento e requalificação da Zona Industrial de Formariz, orçado em dois milhões de euros, e a ligação da autoestrada A3, no nó de Sapardos, ao Parque Industrial de Formariz, no valor de 9,5 milhões de euros.

“Com a nova ligação os novos projetos turísticos ganharão uma nova racionalidade e será mais fácil a sua concretização. As zonas industriais obterão uma maior competitividade e será possível uma maior diversidade de investimentos”, assegura Vitor Paulo Pereira.

De acordo com o traçado, a obra inclui a construção de dois pontões, sobre a Ribeira de Sapardos e sobre a Ribeira de Borzendes, de duas passagens agrícolas, duas passagens inferiores e uma passagem superior para peões. Neste novo troço, é esperada uma circulação média diária de quase 2800 veículos por dia, dos quais 10% serão pesados de mercadorias. Os trabalhos deverão arrancar nos primeiros meses de 2019.

A cerimónia da assinatura do Auto de Consignação está agendada para esta terça-feira, em Paredes de Coura. O evento conta com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos. O início está marcado para as 15h20, na Sala de Cinema do Centro Cultural de Paredes de Coura.

 

Veja o percurso previsto da ligação entre Formariz e a A3

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas