Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Ligação à A3 quase concluída – Veja as FOTOS

15 Fevereiro, 2023 - 20:48

1981

2

Investimento a rondar 9,5 milhões de euros.

São as primeiras imagens do resultado (quase) final entre o Parque Industrial de Formariz e a A3, em Paredes de Coura.

 

Foram divulgadas esta quarta-feira pela Infraestruturas de Portugal (IP), onde é destacada também a “intervenção de valorização da área envolvente da Via Romana e Caminho de Santiago”.

 

Esta operação, refere a IP, envolveu a construção de Passagem Superior de Peões em madeira e a execução de coberto vegetal nos taludes de escavação, tendo para esse efeito sido colocada manta orgânica em fibra de coco.

 

Os taludes serão hidrossementados e efetuado um revestimento com espécies arbustivas.

 

 

Veja as fotos [créditos: Infraestruturas de Portugal]

 

 

Recorde-se que esta intervenção surge no âmbito do Programa de Valorização das Áreas Empresariais (PVAE), prevendo o projeto, para além da execução da plena via, a execução de quatro rotundas, o restabelecimento de acessos e a execução de caminhos paralelos.

 

Para além dos trabalhos inerentes a este tipo de obra, a empreitada prevê a execução da Ponte sobre o ribeiro das Corredoras; Pontão sobre a ribeira de Sapardos; Pontão sobre a ribeira de Borzendes; quatro obras de arte correntes; e Passagem Superior de Peões.

 

Uma obra que, ainda segundo a IP, tem como principais objetivos “alcançar uma melhoria e facilidade das condições de acesso, segurança e circulação na rede viária de inúmeras localidades dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Valença e Paredes de Coura” e “promover e favorecer a conexão do território, minimizando os atuais constrangimentos de tráfego”.

 

 

Obra vai ter “forte impacto” na economia de Paredes de Coura

A futura ligação de Paredes de Coura à Autoestrada A3 irá ter um “forte impacto” na economia do concelho, mas também poderá influenciar a demografia do concelho. Pelo menos é nisto que acredita o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira.

 

“Nestes últimos sete a oito anos, apesar de todos os concelhos terem perdido pessoas, Paredes de Coura não fez parte dos que mais perderam. Isso não foi surpresa”, referiu o autarca socialista à Rádio Vale do Minho.

 

“Com esta nova centralidade, com novas empresas e com nova vitalidade económica, naturalmente que podemos inverter este ciclo e melhorar a tendência a que temos vindo a assistir”, apontou Vítor Paulo Pereira.

 

“Não vou dizer que esta estrada vai ser a salvação do concelho. Seria exagerado. Mas esta nova ligação vai trazer a Paredes de Coura uma nova energia, uma nova vitalidade, a capacidade de captar novas empresas e… atrair pessoas“, prosseguiu.

 

O acesso rodoviário, reclamado há décadas por autarcas e empresários, tem cerca de 8,8 quilómetros de extensão. O investimento – a rondar os 9,5 milhões de euros – é financiado pelo Programa de Valorização de Áreas Empresariais, lançado pelo Governo em fevereiro de 2017.

 

 

 

[Fotografias: IP]

Tópicos:

#A3#Transportes

Últimas