PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Kyaia tem de devolver corte salarial aos trabalhadores

7 Janeiro, 2020 - 08:17

544

0

PUB O grupo Kyaia vai ter de devolver o corte salarial aos trabalhadores das unidades de Paredes de Coura e de Guimarães. De acordo com notificação feita pela Autoridade para as […]

PUB

O grupo Kyaia vai ter de devolver o corte salarial aos trabalhadores das unidades de Paredes de Coura e de Guimarães. De acordo com notificação feita pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) ao fabricante de calçado nacional, o pagamento deverá ser feito aos trabalhadores com retroativos. A garantia foi deixada esta segunda-feira pelo Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional.

De acordo com o governante, se não existir uma notificação de cariz voluntário, a ACT poderá avançar com um  procedimento coercivo que poderá implicar contraordenações ou outro tipo de atuação.

Recorde-se que a administração da empresa de calçado, sediada em Guimarães, mas com unidade de produção em Paredes de Coura há 31 anos, introduziu unilateralmente, no passado mês de outubro, duas pausas de 10 minutos e exigiu aos trabalhadores que compensassem esses 20 minutos no final do turno, sendo que quem não cumprisse teria reduções no salário.

O grupo Kyaia foi fundado em 1984 por Fortunato Frederico e Amílcar Monteiro, emprega cerca de 600 trabalhadores entre Guimarães e a unidade de fabrico de Paredes de Coura.

Segundo informações do grupo, o volume de negócios é de 55 milhões de euros, sendo que o modelo de negócio se estende, além da produção de calçado, às áreas da distribuição e do retalho, mas também ao ramo imobiliário e das tecnologias de informação.

 

PUB

Últimas