PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

2

Paredes de Coura

P. Coura: Joaquim Sá faz parte da exposição de arte mais extensa do mundo [FOTOS]

26 Maio, 2022 - 16:59

476

1

Mural de Joaquim Sá encontra-se em Rubiães, Paredes de Coura.

A exposição de arte mais extensa do mundo chegou a Portugal, depois da iniciativa As Estrelas do Caminho, da cervejeira galega Estrella Galicia, ter estreado em 2021.

 

Inicialmente com 140 km, agora esta enorme exposição ao ar livre, expande 230 km, compreendendo também o Caminho Português, entre o Porto e Santiago de Compostela, com paragens em Matosinhos, Barcelos, Ponte de Lima e Rubiães.

 

As Estrelas do Caminho trata-se de uma homenagem aos peregrinos que mantêm vivo o espírito do Caminho de Santiago num Xacobeo (também conhecido por Ano do Jubileu Compostelano) que, excecionalmente, durará dois anos.

 

Há um ano, inaugurou a exposição mais extensa do mundo, que decorreu ao longo de 140 km, nas últimas sete etapas do Caminho Francês (um dos caminhos de Santiago mais populares, também conhecido como Caminho das Estrelas).

 

Agora, a exposição que chega a Portugal tem murais ao ar livre pintados pela artista galega Lula Goce e pelo artista português Daniel Eime, que interagem estabelecendo uma conversa artística. Os murais estão pintados em locais visíveis, tais como fachadas ou pontes, sendo que as paragens no lado espanhol são Tui, O Porriño, Pontevedra, Caldas de Reis e Padrón.

 

Os protagonistas destes murais, que podem ser vistos pelos peregrinos, são nove pessoas com nove histórias de resistência ligadas ao Caminho, à tradição e à terra, que foram capazes de lidar com todas as dificuldades que enfrentaram.

 

Entre eles, Joaquim Sá, um atleta de Rubiães, em Paredes de Coura, com 74 anos, que fez o percurso de ida e volta do caminho em várias ocasiões; Andrea Gonzalez, de Tuí, pianista e gestora cultural premiada que entrou no ranking das 100 Melhores Mulheres Líderes em Espanha; ou Enrique Ocampo, de Caldas de Reis , o sineiro que moldou os sinos da Catedral de Santiago seguindo a tradição da sua família desde 1630.

 

Conforma tinha avançado a Rádio Vale do Minho, o mural de Joaquim Sá é da autoria de Lula Goce,artista de Baiona (Pontevedra), que é uma das grandes referências da arte urbana em Espanha e a nível internacional, com intervenções em todo o mundo.

 

Licenciada e doutorada em Belas Artes pelas universidades de Salamanca e Barcelona respetivamente, a sua carreira esteve sempre ligada à intervenção urbana e mais especificamente à arte
urbana.

 

Em Barcelona desenvolveu a sua técnica em ruas e muros, culminando nos últimos anos com intervenções murais em grande escala. Atualmente desenvolve projetos de arte urbana em todo o mundo, nos centros de cidades emblemáticas como Nova Iorque, Washington, Miami, Bruxelas, Paris, Hanôver e Madrid, com colaborações para a ONU (Nações Unidas) e a Street Art Mankind nos EUA.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas