PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Heróis do concelho mortos na Grande Guerra eternizados no ‘coração’ da vila

28 Junho, 2019 - 18:53

252

0

PUB Paredes de Coura inaugurou esta sexta-feira um memorial em homenagem aos courenses que tombaram na Grande Guerra [1914-1918]. Um ato que aconteceu no dia em que se assinalam 100 anos após […]

PUB

Paredes de Coura inaugurou esta sexta-feira um memorial em homenagem aos courenses que tombaram na Grande Guerra [1914-1918]. Um ato que aconteceu no dia em que se assinalam 100 anos após o Tratado de Versalhes que oficializou o período de paz.

“Lembrar é antes de mais uma forma de amar. Uma forma de amar aqueles que deram em sacrifício pelo seu país muitos anos das suas vidas. Outros, porém, tiveram menos sorte e deram a vida toda. Mas a morte, como escreveu Camões, nunca será o final para todos aqueles que por obras valerosas se vão da lei da morte libertando”, lembrou o presidente da Câmara local, Vítor Paulo Pereira. “Nesse tempo dramático, muitas famílias e aldeias inteiras do concelho tiveram vontade de esquecer tempos tão violentos. Mas hoje é imperioso lembrar aqueles que lutaram pelo seu país e pela democracia. Queremos, por isso, que este livro e o monumento que vamos levantar sejam os lugares da memória dos que lutaram. O que de importante significa para nós permanecerá na memória desse lugar. Permanecer é significar”.

São cerca de 150 nomes que mostram agora centena e meia de courenses que foram. Mas não voltaram. Portugal foi um dos países que combateu neste conflito. Ficou para sempre na memória de todos a Batalha de La Lys, cujo 1º centenário foi assinalado no ano passado. De acordo com estimativas, morreram a 9 de Abril de 1918 na Batalha de La Lys, na Bélgica, 1341 soldados portugueses, 4626 foram feridos e 7440 foram feitos prisioneiros, de um total de 2100 baixas lusas contabilizadas no conflito.

De referir que, para além desta cerimónia, foi lançado no Salão Nobre dos Paços do Concelho o livro intitulado O Silêncio e a Voz dos Heróis de Paredes de Coura na I Guerra Mundial, da autoria de Henrique Rodrigues e Albino Penteado Neiva.

Este sábado vão decorrer duas conferências temáticas no Arquivo Municipal, das 10h00 às 13h00Bernardino Machado, a Guerra e a Paz, da autoria de Norberto Cunha; e Paredes de Coura na Guerra. Os heróis ignorados, da autoria de Henrique Rodrigues.

 

[Fotografias: Cecília Pereira]

 

 

PUB

 

 

Últimas