Realizam-se no próximo sábado, dia 23 de novembro, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental do Corno de Bico (CEIA), as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico.
Uma coorganização entre o Município de Paredes de Coura e a Associação Micológica A Pantorra.
“Pretende-se desenvolver um conjunto de atividades capazes de proporcionar aos participantes algumas ferramentas indispensáveis à prática de atividades micológicas de forma responsável, segura e ambientalmente correta”, refere a organização.
Durante a manhã realiza-se um percurso micológico na Paisagem Protegida do Corno de Bico (PPCB), para recolha e identificação de espécies de fungos que ali ocorrem durante o outono e o início do inverno, desenvolvido sob orientação de experientes monitores afetos à Associação Micológica “A Pantorra”.
No decorrer deste percurso os monitores abordarão temáticas tais como: Os fungos e o seu habitat; nutrição dos fungos; comestibilidade e toxicidade; taxonomia e carateres identitários das espécies, bem como boas práticas de colheita e consumo de cogumelos silvestres.
Ao fim da manhã na Escola Secundária realiza-se o já tradicional “Picnic Partilhado”.
Durante a tarde realiza-se uma oficina de produção caseira de cogumelos e uma outra sobre conservas de cogumelos silvestres.
De seguida, nova saída à praia fluvial do Taboão para um percurso micológico.
O dia vai terminar com uma ceia micológica, também na Escola Secundária.
As inscrições estão abertas. Podem ser feitas AQUI [clique para abrir]. Têm um custo individual de 20 euros (até aos 18 anos de idade) e de 35 euros (dos 18 anos em diante).
Confira o programa:
[fonte: Divulgação]
[fonte: Divulgação]
Comentários: 0
0
0