PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Fotógrafo captou cometa Neowise em Vascões – Só voltará a aparecer daqui a 7 mil anos

15 Julho, 2020 - 23:19

394

0

PUB Pedro Barbosa, natural de Paredes de Coura e entusiasta da fotografia, captou ao início da noite desta quarta-feira, a partir de local ermo na freguesia de Vascões, o cometa […]

PUB

Pedro Barbosa, natural de Paredes de Coura e entusiasta da fotografia, captou ao início da noite desta quarta-feira, a partir de local ermo na freguesia de Vascões, o cometa Neowise.

Este cometa pode ser observado a olho nu durante todo o mês: veio dos confins do nosso sistema solar, mede cerca de cinco quilómetros e só voltará a ser visível da Terra daqui a quase 7.000 anos (sim… leu bem! Sete mil anos).

O seu nome verdadeiro é C/2020 F3, mas tem sido apelidado de cometa Neowise por causa do telescópio espacial da NASA que o descobriu no final de Março. Este é o primeiro cometa visível em 2020 e “é raro haver assim cometas que são visíveis a olho nu, foi uma óptima surpresa”, admite o director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Agostinho ao jornal Público.

Trata-se de “um cometa fraquinho de brilho e está a diminuir. Quantos mais dias passarem [e mais se afastar do Sol], mais fraco fica o brilho”, comenta o director do OAL. Porém, “terá brilho para ser visto a olho nu até ao final de Agosto, mas é um brilho espalhado, nem toda a gente o conseguirá ver”.

 

[Fotografia: Pedro Barbosa]

 

PUB

 

 

Últimas