PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

2

Paredes de Coura

P. Coura: Feira de Troca de Sementes regressa no próximo fim de semana

2 Março, 2022 - 21:40

402

0

No Museu Regional.

É já no próximo fim de semana que regressa a Feira de Troca de Sementes de Paredes de Coura na forma presencial. No ano passado, devido à pandemia da COVID-19, este certame teve de realizar-se em versão onlineA edição deste ano irá ter lugar nos próximos sábado e domingo, no Museu Regional de Paredes de Coura.

 

A iniciativa nasceu há oito anos de uma parceria entre a CM de Paredes de Coura, o Agrupamento Escolas de Paredes de Coura AEPC e a Associação Quinta das Águias.

 

“O evento faz parte de um programa conjunto para consciencializar as gerações mais jovens acerca da importância da preservação da biodiversidade e do nosso património genético para as presentes e futuras gerações. Os interessados poderão encontrar nesta feira sementes raras e autóctones que têm vindo a ser passadas de geração em geração ao longo do tempo”, explica a organização.

 

Do programa para a edição deste ano fazem parte palestras acerca da preservação do nosso património genético, o mercado de trocas e ainda uma visita guiada para conhecer a riqueza da diversidade da flora selvagem de Paredes de Coura e aprender mais sobre as suas diversas utilizações.

 

 

Confira o programa

 

Sábado

9h30 Joana Soto – Amigos da Montanha “O papel do cidadão na promoção da Biodiversidade – programa BiodiverCidade”

10h30 Ana Barata – Banco de Germoplasma “Sementes com passado e futuro”.

11h20 Miguel Angel Oficina sobre cultivo de cogumelos

12h00-14h00 – Pausa para almoço nos restaurantes locais. Almoço livre.

14h30 Raul Rodrigues – Escola Superior Agrária de Ponte de Lima “As maçãs do Minho – património genético a conservar”. Seguir-se-á a troca de sementes no Museu Regional de Paredes de Coura.

15h20 – instalação das bancas por parte dos participantes

15h30 – início da troca de sementes

17h30 – encerramento.

 

 

Domingo

9h30 Caminhada Silvestre com Rita Roquete (Bloom Sativum): procura de padrões e espécies da flora espontânea. Partida do Largo Visconde de Mozelos, em frente à Câmara Municipal. O passeio será junto ao Rio no Taboão.

11h30 Workshop de Mesa Sã – extractos medicinais com plantas espontâneas para uso na alimentação quotidiana.

12h30 – picnic partilhado com petiscos vegetarianos.

14h00 – encerramento.

 

[Fotografia: Arquivo/Cecília Pereira Grupo FB Terra Amada]

Últimas