PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Feira Anual de Troca de Sementes realiza-se no próximo dia 22 de fevereiro

8 Fevereiro, 2020 - 08:27

138

0

PUB O Museu Regional de Paredes de Coura acolhe no próximo dia 22 de fevereiro, sábado, mais uma edição da Feira Anual de Troca de Sementes. Organizada pelo Município e […]

PUB

O Museu Regional de Paredes de Coura acolhe no próximo dia 22 de fevereiro, sábado, mais uma edição da Feira Anual de Troca de Sementes.

Organizada pelo Município e a Associação Quinta das Águias, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, esta 6ª edição da Feira Anual de Troca de Sementes já arrancou esta semana com uma ação de sensibilização junto das crianças, procurando motivá-las para a importância das sementes e envolvê-las e às suas famílias na Troca de Sementes.

A Feira Anual de Troca de Sementes tem como objetivo proporcionar o encontro e convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais e que ativamente contribuem para a sua preservação, face ao perigo de extinção provocado pela concorrência de variedades híbridas e transgénicas, que prejudicam o equilíbrio dos nossos ecossistemas.

“A progressiva perda de variedades genéticas de muitas sementes constitui um perigo para a humanidade, porque muitas dessas variedades eram mais resistentes a pragas e doenças. Além do mais, estas representam um património que importa não perder”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira.

“A educação, a informação e a partilha são das armas mais importantes para contrariar a crescente perda de muitas sementes, quer por desleixo quer pela influência e pressão dos grandes grupos agroalimentares”, prosseguiu o autarca reforçando a importância “de preservar a biodiversidade biológica e incrementar as formas sustentáveis de produção de alimentos, porque simultaneamente contribuímos para uma alimentação mais saudável e um modo de produção mais justo”.

A Feira Anual de Troca de Sementes está inserida no Projeto Educar para o Futuro – Terra orientado pelo Serviço Educativo do Município, em parceria com o Agrupamento de Escolas e com a Associação Quinta das Águias.

 

[Fotografia: Arquivo Cecília Pereira / Grupo Terra Amada]

 

PUB

Últimas