PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Este sábado vai falar-se de ‘Memórias da Guerra em África’

9 Dezembro, 2022 - 10:33

673

0

Ciclo ‘A Guerra em África’.

O Centro Cultural de Paredes de Coura vai ser palco este sábado, dia 10 de dezembro, pelas 17h30, de uma conversa onde serão abordadas Memórias da Guerra em África. A iniciativa, promovida pelo Município local em parceria com o Centro Mário Cláudio, está integrada no ciclo A Guerra em África.

 

Até março do próximo ano, esta iniciativa contempla também exposições, debates com escritores que estiveram na guerra, um ciclo de cinema, além de sessões de leitura de textos, e de troca de opiniões sobre os conflitos que se travaram nas três frentes, Guiné, Angola e Moçambique.

 

O encontro deste sábado tem como convidados Fernando Rosas, Jaime Nogueira Pinto e Jorge Teixeira da Cunha.

Recorde-se que no Centro Mário Cláudio, no lugar de Venade, encontra-se também exposto um importante acervo documental facultado pelas gentes de Paredes de Coura, que responderam ao desafio colocado pelo Centro Mário Cláudio com a disponibilização de fotografias, cartas e aerogramas, fardamento e condecorações, além de objetos ilustrativos do quotidiano das tropas.

 

A Guerra em África é um ciclo promovido pelo Centro Mário Cláudio e o Município de Paredes de Coura, que conta com as parcerias do Museu Militar do Porto, Editora Leya e Escola Superior de Media Artes e Design, do Politécnico do Porto.

 

As iniciativas prolongam-se até março de 2023 e foram pensadas como pretexto de reflexão e relembrança, e de respeitosa homenagem à memória de quem morreu e sofreu. Daí que o critério adotado, no desenho desses momentos, fosse o do pluralismo ideológico, e o da harmonização democrática.

 

[Fotografia: DR]

Tópicos:

#Cultura#Guerra

Últimas