PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Eis o painel que imortaliza o ‘ouro’ courense

10 Agosto, 2022 - 17:19

1216

0

Dia do Concelho.

É assinado pela artista plástica Isabel Lhano. Um enorme painel foi inaugurado esta quarta-feira e enche agora todo o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Paredes de Coura.

 

Em dia de Feriado Municipal, onde a comunidade evoca a valentia e engenho dos courenses na vitória sobre os castelhanos em 1662, há agora esta nova imagem que eterniza cinco figuras imortais da história courense: Narciso Alves da Cunha, Aquilino Ribeiro, Elzira Dantas Machado, Frei Redento da Cruz, e Miguel Dantas.

 

Neste Dia do Concelho, Paredes de Coura reconheceu também o mérito de alguns courenses que no silêncio dos seus dias muito contribuíram, e ainda contribuem, para a elevação e prosperidade da terra.

 

“Sem espírito de comunidade, de pertença e de solidariedade, não há cooperação nem desenvolvimento”, defendeu o presidente da Câmara, apontando como exemplo os nomes dos agraciados com as medalhas do Município.

 

“Esta obra representa as forças mais profundas que existem dentro de nós: os courenses.  Forças estas que costumam surgir com maior vigor quando celebramos algum acontecimento único na vida da nossa terra, que lembra a coragem dos nossos antepassados, a idade dos nossos templos, a idade das nossas aldeias e os caminhos perdidos, sem fim, numa paisagem onde o velho se mistura com novo”, concluiu.

 

Para além das cinco individualidades, o painel imortaliza também vários locais e até eventos emblemáticos do concelho, como é o caso do Festival Vodafone Paredes de Coura.

 

As Festas do Concelho de Paredes de Coura vão prosseguir esta noite com a tradicional Noite de Fados com Katia Guerreiro, no adro da Capela do Espírito Santo, a partir das 22h00.

 

 

[Fotografia: Cecília Pereira/Grupo FB Terra Amada]

Últimas