PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Paredes de Coura

P. Coura: Dezenas já pedalam pelo título de Campeão do Minho

22 Outubro, 2023 - 12:01

419

0

BTT.

Dezenas de ciclistas já pedalam este domingo, em Paredes de Coura, pelo título de Campeão do Minho em BTT XCM.

 

Está a ter lugar a 7ª Maratona de Paredes de Coura, que percorre os traçados desenhados em volta da vila. Todos competem pelos títulos de Campeão do Minho de BTT XCM – Raiz Carisma.

 

“O desenho do traçado foi pensado para que os atletas possam desfrutar de uma prova fluída, mas com um considerável nível de dificuldade”, disse o vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha.

 

 

 

[Fotografia: Cecília Pereira/Grupo FB Terra Amada]

 

 

Com a experiência acumulada de seis edições, “o objetivo deste ano está em aliar o nível de dificuldade exigido para uma prova federada (a maratona propriamente dita) com a necessidade de proporcionar aos praticantes da vertente lazer uma meia-maratona divertida e cativante”, explicou o vereador, reconhecendo que ao traçarem para a meia-maratona “um percurso por pontos apaixonantes e com menor altimetria do que em anos anteriores”, a organização da prova procurou “democratizar a participação, permitindo que todos – independentemente da sua preparação física – possam tomar parte”.

 

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município, como habitualmente a Maratona de Paredes de Coura percorrer caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho, contando com um percurso de 85 quilómetros, um desnível total acumulado de 2.000 metros na maratona elite, destinada aos atletas elites/sub-23, master 30 e 40.

 

A maratona curta tem uma distância de 75 quilómetros com um total de acumulado de 1.800 metros e destina-se a atletas masculinos master 50, 60 e paraciclistas, bem como para todas as categorias femininas.

 

Para os atletas masculinos e femininos não federados realiza-se a meia-maratona, com uma distância de 45 quilómetros com um desnível acumulado positivo de 980 m.

 

A cerimónia protocolar está marcada para as 15h30.

 

 

[Fotografia capa: Cecília Pereira/Grupo FB Terra Amada]

Últimas