PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Crianças e jovens já preparam a Feira da Troca de Sementes do próximo sábado

21 Fevereiro, 2019 - 19:05

384

0

O empenho e a dedicação são irrepreensíveis. Pela mesa fora, vão separando vários tipos de sementes a serem mostradas e possivelmente trocadas na próxima edição da Feira de Sementes de […]

O empenho e a dedicação são irrepreensíveis. Pela mesa fora, vão separando vários tipos de sementes a serem mostradas e possivelmente trocadas na próxima edição da Feira de Sementes de Paredes de Coura, que se realiza já no sábado. Juntos, formam o Clube “Os Garranos”, virado essencialmente para a ecologia e que faz parte da Escola Secundária de Paredes de Coura. 

Entre o feijão, passando pelo milho e grão, até outras sementes… tudo pronto e etiquetado para fazer o maior brilharete no certame. “Esperam trocar bastante de modo a conseguir aumentar o número de diferentes espécies para as semearem na horta do Museu Regional”, dizem os mais crescidos, orientadores do clube.

É precisamente no Museu Regional da vila que vai ter lugar esta 5ª edição da Feira Anual de Troca de Sementes. A iniciativa é organizada pelo Município de Paredes de Coura e pela Associação Quinta das Águias, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura. Esta feira, explica a organização, “tem como objetivo proporcionar o encontro e convívio entre pessoas que valorizam as sementes e plantas locais e que activamente contribuem para a sua preservação”.

O programa começa pelas 9h30, com uma caminhada que será acompanhada pela especialista Rita Roquette intitulada “Quem são as sementes bravias”. Se chover, refere a organização, será realizada uma oficina em conjunto com aquela convidada “onde será focada a nossa capacidade espontânea e intrínseca de apreender o mundo natural, em especial o mundo das plantas”.

Durante a tarde, pelas 14h30, no Museu Regional, realiza-se a Troca de Sementes. Para além destas, os participantes poderão ainda trocar plantas, ervas aromáticas, árvores e estacas, como por exemplo macieiras autóctones e outras árvores de fruto. Ficam excluídas as sementes e plantas comerciais, híbridas e transgénicas. Irá também ter lugar um workshop sobre bolachas de sementes, a cargo de Joep Ingen Housz, da Quinta das Águias.

A organização pede aos participantes para trazerem toalha para colocar sobre a sua mesa e manterem o espaço do Museu limpo, devendo as plantas com terra ser colocadas em recipientes ou sacos.

 

[Fotografias: Cecília Pereira]

 

Clube “Os Garranos” vai levar enorme variedade de sementes para a habitual Feira de troca anual

PUB

 

Últimas