PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Começou a dar consultas depois da missa. Passou de enfermeira a amiga de todos na freguesia

4 Dezembro, 2024 - 17:25

1035

0

Saúde.

Chama-se Liliana Lourenço. É enfermeira, formada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

 

Há 10 anos que, na freguesia de Resende, em Paredes de Coura, dá consultas de enfermagem aos domingos de manhã.

 

O projeto, conforme conta o IPVC citado pelo jornal O Minho, começou há 10 anos com convite do Presidente da Junta d aaltura.

 

Volvida uma década, as consultas transformaram-se num ponto de encontro de confiança e de cuidado, criando laços que vão além da medicina.

 

Liliana concluiu o curso de licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo, em 2008, tendo também já feito o mestrado em Enfermagem de Saúde Comunitária e pós-graduação em Cuidados Paliativos e Oncologia, tudo na ESS-IPVC.

 

“Inicialmente, as consultas realizavam-se no primeiro domingo de cada mês, depois da missa. E as pessoas aderiram logo. Hoje, posso dizer que há uma relação quase familiar com os utentes que se mantêm assíduos”, descreve Liliana Lourenço, de 38 anos, natural de Paredes de Coura.

 

Os horários da missa foram alterados após o falecimento do pároco local, mas as sessões com a enfermeira Liliana mantêm-se. 

 

A dedicação e o compromisso de Liliana Lourenço refletem a excelência da formação no Politécnico de Viana do Castelo, mostrando que o cuidar vai além do hospital ou do consultório.

 

 

 

[crédito fotografias: IPVC/DR]

Últimas