PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

P. Coura: Ciclo de Polinização musical arranca esta sexta-feira (e vai até junho)

13 Maio, 2022 - 10:36

199

0

Edição do ano passado distinguida nos Iberian Festival Awards.

Carlos Zingaro, Lavoisier, Joana Raquel e Miguel Meirinhos, e Cardo-Roxo Trio são as primeiras propostas do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, que arranca esta sexta-feira e que ao longo de três fins-de-semana, entre maio e junho, propõe um cruzamento/diálogo entre a música clássica, tradicional e o jazz com abordagens contemporâneas dos mesmos.

 

Assim, já esta sexta-feira, o Centro Cultural, que integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, recebe pelas 22h00 a cantora Joana Raquel e o pianista Miguel Meirinhos, que acompanhados pela contrabaixista espanhola Yudit Vidal e João Cardita na bateria nos trazem o disco “Ninhos” com chancela Porta-Jazz.

 

No sábado, pelas 18h00, a Capela do Espírito Santo recebe Carlos Zíngaro e a ZARMensemble (David Alves – Violino, Alvaro Rosso – Contrabaixo e Ulrich Mitzlaff – Violoncelo) que prometem sacralizar o profano, num diálogo de sonoridades de Bach a Bartók, ou de Cage a Lachenmann, procurando sempre a experimentação e a reinvenção constante.

 

Mais tarde, pelas 22h00, no Centro Cultural, é a vez dos Lavoisier, Roberto Afonso e Patrícia Relvas, nos trazerem o novo LP “Aí”, que viu a luz do dia precisamente esta semana. Nesta presença em Coura, os Lavoisier também deverão recuperar o penúltimo trabalho, o álbum “Viagem a um Reino Maravilhoso”, que mergulhou na obra poética de Miguel Torga.

 

No domingo, também no Centro Cultural, pelas 17h00, passam os Cardo-Roxo Trio (Carmina Gonçalves – viola da gamba e voz, Antony Fernandes – gaita de foles e voz, e Tiago Soares – percussão). ‘Alvorada’ é o somatório de várias melodias que nos remetem para a nossa tradição musical que tem tanto de bela como de surpreendente.

 

Promovido pelo Município de Paredes de Coura, recorde-se que a edição do ano passado, a primeira do Ciclo de Polinização Musical, foi distinguida com o ‘National Winner’ na categoria Best Cultural Programme nos Iberian Festival Awards.

 

O Ciclo de Polinização mantém a parceria do Space Ensemble, Associação Cultural Rock’n’Cave e Associação Porta-Jazz, prosseguindo nos fins de semana de 27, 28 e 29 de maio e 17, 18 e 19 de junho com propostas tão diversificadas como Janita Salomé, Luís Bittencourt (Memórias Líquidas), Manuel Linhares (Suspenso), Nelembe Ensemble (novo projeto do percussionista Jorge Queijo), André Gaio Pereira (de Bach a Paredes) e a artista palestiniana Terez Sliman, entre outros, mas também o workshop ‘Danças do Mundo’ com Mirjam Dekker, a oficina de jazz, ritmo e improvisação ‘Locomotiva’ e caminhadas sob orientação da Ori-Coura.

 

 

[Fotografia: Cecília Pereira – Grupo FB Terra Amada]

Últimas