PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Paredes de Coura

P. Coura: Chama-se Núbio – Pesa mais de uma tonelada e foi ‘rei’ na Feira de Padornelo [FOTOS]

29 Julho, 2023 - 15:49

4350

0

Feira de Padornelo.

Chama-se Núbio. Pesa mais de uma tonelada. Este incrível touro foi a grande atração este sábado, em mais uma edição da afamada Feira de Padornelo, em Paredes de Coura.

 

Musculado, imponente e com cara de poucos amigos, o enorme touro captava todas as atenções. Mas todos preferiam manter distância.

 

A calma aparente do Núbio poderia dar lugar a comportamentos indesejáveis.

 

“Não é muito perigoso. Pode é tornar-se agressivo se entrar em conflito com outros animais”, contou Luís Carlos, proprietário do animal, à Rádio Vale do Minho.

 

Com caminhar possante, Núbio parecia até ter aprendido a fazer pose no concurso pecuário. A fazer lembrar o emblemático touro de uma conhecida marca de carros italiana.

 

“É um touro reprodutor. Come bastante! Por dia são 12 a 15 quilos de ração”, disse Luís Carlos.

 

“Dá muita despesa”, admitiu o dono confessando que mantém o animal sobretudo por “gosto”. 

 

Por onde quer que passe, o gigante Núbio soma prémios. Este sábado não foi exceção. Venceu o 1º lugar na categoria de Machos de Bois Barrosãs

 

 

 

Eis o Núbio [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Núbio, já galardoado com o 1º Prémio

[Fotografia: Alexandre Domingues / Grupo FB Terra Amada]

 

 

Uma recriação que já está a passar a tradição

Foi há aproximadamente uma década que a recriação da histórica Feira de Padornelo surgiu naquela freguesia de Paredes de Coura. Assim tem sido com o objetivo de recordar e até mostrar aos mais novos como eram os tempos de outrora.

 

Mas os factos falam por si. O evento tem crescido nos últimos anos. A afluência aumenta e já é muito complicado para estacionar o carro na envolvente à Igreja, onde a feira tem lugar. A recriação começa a dar lugar à tradição.

 

“Podemos dizer que sim. Acabou por impor-se como uma feira anual”, admitiu a Presidente da Associação de Padornelo, Carla Lima, visivelmente orgulhosa. “Tudo isto a decorrer no mesmo espaço onde a feira se realizava há 60… 70 anos”, acrescentou.

 

Também muito satisfeito mostrou-se Manuel Barbosa, da organização, encarregue do concurso pecuário.

 

“Concordo que esta recriação já faz parte da nossa vida quotidiana. Já toda a gente conta com a Feira de Padornelo”, referiu o responsável destacando o grande número de exemplares presentes no concurso pecuário “e todos eles de Paredes de Coura”.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Feira

Últimas