PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: “Calamidade” no Lar – 74 dos 80 utentes estão infetados com COVID-19

23 Janeiro, 2021 - 12:03

679

0

PUB “É uma verdadeira calamidade!”. O desabafo foi feito à Rádio Vale do Minho pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura, padre Alberto Lourenço. O Lar […]

PUB

“É uma verdadeira calamidade!”. O desabafo foi feito à Rádio Vale do Minho pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura, padre Alberto Lourenço. O Lar daquela instituição está agora com 74 utentes infetados pelo novo coronavírus (COVID-19). Apenas seis deram negativo ao teste realizado esta semana. Para agravar a situação, dos 44 colaboradores mais de metade estão infetados: 28.

A situação é dramática e o sacerdote mostra-se preocupado com a falta de recursos humanos.

“Logo que foi detetado o surto, fizemos uma desinfeção imediata das instalações. Entretanto, já surgiram pessoas pertencentes às Brigadas de Intervenção Rápida para ajudar-nos. Já chegaram também voluntários vindos de vários pontos do país, nomeadamente Coimbra, Aveiro e Braga”, contou o Provedor.

Dos 74 utentes infetados, existem dois casos mais complicados. “Temos um hospitalizado em Viana do Castelo e durante esta manhã um outro teve de ir para o Centro de Saúde”, prosseguiu. “Quanto aos restantes, existem cerca de 10 a receber oxigénio. Os outros estão minimamente estáveis mas com sintomas. Uns mais ligeiros e outros mais complexos”, referiu.

Já os seis utentes não infetados “estão isolados, numa ala à parte. Estão bem e vão fazer novos testes na próxima semana”.

Paredes de Coura tem vindo a piorar nas últimas semanas. O relatório mais recente da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), emitido na passada quarta-feira, deu conta de mais 25 novos casos de COVID-19 neste concelho.

Contas feitas, Paredes de Coura segue com 359 casos confirmados, sendo que 166 estão ativos. Há 191 casos recuperados e dois óbitos registados.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas