PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

2

Paredes de Coura

P. Coura: Bombeiros festejaram 96 anos… e mostraram ao povo duas novas viaturas [FOTOS]

10 Dezembro, 2022 - 14:42

4850

0

Aniversário.

Em cortejo e em ambiente de festa, as sirenes das viaturas dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura fizeram ouvir-se este sábado pela vila.

 

Todas em cortejo, da mais antiga às mais recentes. Duas delas novinhas em folha benzidas este sábado.

 

Uma oferecida pela empresa Transcoura e uma outra adquirida com apoios dos baldios de Cossourado, Ferreira, Romarigães, Porreiras e Venade.

 

De referir que o aniversário da corporação courense assinala-se em agosto. No entanto, prevenção contra incêndios e também o Festival Vodafone Paredes de Coura, fizeram com que a festa tivesse de ser adiada.

 

A festa realizou-se este sábado. Começou logo pela manhã com a romagem ao cemitério e hastear das bandeiras. Após a sessão solene, seguiu-se a bênção das novas viaturas e o desfile motorizado ao qual ninguém ficou indiferente.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: DR / Via Grupo FB Terra Amada]

 

 

 

96 anos de história

Já em finais do século 19 havia vontade em Paredes de Coura de criar um corpo de bombeiros. No entanto, isso só aconteceria a 18 de agosto de 1926. Foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura, tendo João Luís Afonso Viana, um médico municipal, como presidente.

 

Integravam ainda os órgãos directivos Amílcar de Oliveira (tesoureiro) e Manuel Cândido Gonçalves Pereira (secretário).

 

No dia 23 de outubro de 1927, nas instalações da Assembleia Courense, foram aprovados os primeiros estatutos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura. Foi também eleita a primeira direção.

 

A primeira sede ficou situada na Rua Conselheiro Miguel Dantas e o primeiro quartel localizava-se na Rua Heróis do Ultramar. O atual quartel foi inaugurado a 18 de Agosto de 1984 e sofreu obras de ampliação e remodelação em 2012. Em 2015 foi criada a Escola de Bombeiros de Infantes e Cadetes.

 

Desde a sua fundação até à atualidade, exerceram o cargo de comandantes Manuel Cândido Gonçalves Pereira; Raul Augusto de Freitas; Eduardo Esteves Cerqueira; José Guilherme Machado; Romeu João Carvalho; Manuel de Carvalho Lages; Manuel Cândido Gonçalves Pereira, Filipe Esteves e Cláudio Rocha.

 

 

[Fotografias capa: DR / Via Grupo FB – Terra Amada]

Últimas