PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Árvore de Natal do Município foi feita com… poinsétias – Sabe o que é?

18 Dezembro, 2019 - 12:09

199

0

PUB É uma planta. Também designada por cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal. É originária do México e o nome científico é Euphorbia pulcherrima. É uma muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido às […]

PUB

É uma planta. Também designada por cardealflor-do-natal, ou estrela-do-natal. É originária do México e o nome científico é Euphorbia pulcherrima. É uma muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido às folhas vermelhas semelhantes a pétalas de flores vermelhas.

Ora, foi com esta planta (e não flor) que o Município de Paredes de Coura decidiu elaborar uma árvore de Natal que tem chamado a atenção pela originalidade. No total foram utilizadas 360 poinsétias. Quase tantas como os dias do ano.

Assentes numa estrutura em ferro reutilizado e aço, as 360 poinsétias tornar-se-ão plantas decorativas depois de serem árvore de Natal. “Um bom exemplo de sustentabilidade”, considera o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira. “A paisagem é de uma riqueza inestimável e património único. Quem não compreende o valor da paisagem e do ambiente, não compreende o futuro”.

Lenda mexicana explica a associação da poinsétia ao Natal

 

Uma lenda mexicana tenta explicar a associação feita entre esta planta e o Natal. Uma menina, de nome Pepita, não sabia o que oferecer ao menino Jesus por ocasião da missa de Natal.

Não podendo adquirir uma oferta digna da sua vontade, desabafou a preocupação com um primo, chamado Pedro. Este consolou-a e disse-lhe que é o amor com que se dá uma oferta que valoriza a mesma.

A menina ficou convencida e recolheu várias plantas vulgares pelo caminha. Quando chegou à Igreja e, vendo os belos arranjos florais e outras ofertas mais vistosas dos outros fiéis, Pepita chorou pois o que tinha para dar era demasiado simples.

Mesmo assim, a menina aproximou-se da imagem do menino Jesus e ali depositou os ramos pálidos com todo o amor da sua alma. Foi então que, perante a Igreja repleta de fiéis, as folhas dos ramos ficaram tingidas de cor brilhante e vermelha. O povo ficou espantado e declarou o acontecimento como um milagre.

 

Árvore de Natal do Município de Paredes de Coura elaborada com poinsétias

 

PUB

 

Últimas