Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Arco-Íris ‘anão’ apareceu no centro da vila

3 Março, 2020 - 10:55

356

0

PUB Chama-se Arco-Íris Baixo e é um fenómeno que os especialistas consideram ser difícil ser observados. A grande maioria, cruza os céus a grande altitude. Já mais raros são aqueles […]

PUB

Chama-se Arco-Íris Baixo e é um fenómeno que os especialistas consideram ser difícil ser observados. A grande maioria, cruza os céus a grande altitude. Já mais raros são aqueles que parecem estar presos ao chão.

Daniela Vieira, residente em Paredes de Coura, conseguiu captar um desses arco-íris rasteiros esta segunda-feira em pleno centro daquele concelho.

Explica a ciência que estes arco-íris aparecem quando as gotas de chuva são iluminadas com o sol mais alto. “O centro do arco-íris e o Sol estão sempre em lados opostos do céu”, explicou o especialista em óptica atmosférica Les Cowley ao site Space Today. “Assim, quando o Sol está alto, o arco-íris está baixo. Na verdade, à medida que o Sol sobe no céu, há situações em que o arco-íris algumas vezes pode até mesmo mergulhar no oceano”.

Um arco-íris é um fenómeno ótico e meteorológico que separa a luz do sol sobre gotas de chuva. Trata-se de um arco multicolorido com o vermelho no exterior e violeta no interior.

 

[Fotografia: Daniela Vieira]

 

PUB

 

Últimas