PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Alunos receberam ação de sensibilização contra a violência no namoro

14 Fevereiro, 2019 - 19:07

363

0

A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura recebeu esta quinta-feira uma ação de sensibilização contra a violência no namoro. A iniciativa, promovida pela Escola Segura da GNR de […]

A Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura recebeu esta quinta-feira uma ação de sensibilização contra a violência no namoro. A iniciativa, promovida pela Escola Segura da GNR de Arcos de Valdevez, contou com a presença de toda a comunidade escolar. O evento contou também com a presença da Vereadora da Educação na Câmara Municipal, Maria José Moreira. 

O estudo nacional sobre a Violência no Namoro 2019, que a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) tem vindo a realizar nos últimos anos e que foi apresentado esta quinta-feira, Dia dos Namorados, não trouxe grandes melhorias em relação aos inquéritos anteriores. O número de jovens, que namoram ou já namoraram, que diz ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte do companheiro ou ex-companheiro é de 58%. Uma percentagem superior à do estudo de 2018, 56%.

O outro dado que os investigadores da UMAR salientam é a quantidade de jovens que entendem as práticas violentas como naturais. São 67% no inquérito deste ano, quando no ano passado eram 68,5%.

O estudo aponta para a elevada prevalência e legitimação de formas específicas de violência, como a violência psicológica, aquela exercida através das redes sociais ou as atitudes de controlo (sobre vestuário, hábitos de convívio ou outros comportamentos) “, refere uma nota de imprensa da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, que apoia o inquérito realizado pela UMAR.

De acordo dados avançados pela edição online do Diário de Notícias, em 2018, a PSP recebeu 118 vítimas com menos de 18 anos que se queixaram dos namorados (43) ou ex-namorados (75). Estas denúncias atingiram as 106 em 2015, baixaram para as 103 no ano seguinte e voltaram a aumentar em 2017 (112) e 2018.

 

[Fotografias: Cecília Pereira]

 

PUB

Últimas