Eram 11ho5 da manhã desta terça-feira quando várias entidades públicas e privadas de todo o País se associaram ao exercício público de sensibilização para o risco sísmico denominado A Terra Treme.
Na Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, esta iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) foi praticada à risca.
O objetivo principal é “capacitar a população a saber como agir em caso de sismo”.
O exercício compreendeu a realização de “três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.
A ação desenrolou-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo, foram convidados a executar os três gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
Ao sinal dado pelos professores, os alunos procederam conforme o aprendido.
Veja o vídeo [crédito: Agrupamento Escolas de Paredes de Coura]
Com esta iniciativa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a todos os sectores da sociedade civil.
Apesar do exercício ter expressão nacional, a iniciativa tem tido uma adesão expressiva por parte da população escolar, graças também ao envolvimento da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).
Comentários: 0
0
0