PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

P. Barca vai atribuir medalha de honra à EDP… mas PS votou contra

21 Outubro, 2022 - 15:37

619

0

“A EDP não tem apoiado as nossas IPSS, nem tem compensado as nossas freguesias”, atiram os socialistas.

A Câmara de Ponte da Barca vai atribuir a medalha de honra municipal à EDP. Uma distinção que, segundo a autarquia – de maioria PSD no Executivo Municipal – pretende assinalar uma relação de 100 anos de produção hidroelétrica no concelho.

 

Entre os vários equipamentos da empresa no concelho, destaca-se a barragem da EDP, no Lindoso. Custou 650 milhões de euros. Mas há ainda o cinema, teatro, posto médico, piscinas, campos de ténis, entre outros.

 

No entanto, esta distinção não mereceu a aprovação por parte da oposição socialista.

 

“Entendemos que a EDP nas últimas décadas não tem respeitado o concelho de Ponte da Barca e a sua população. Os imóveis propriedade da EDP estão num estado de absoluto abandono e falta de conservação”, considera a equipa liderada por Pedro Sousa Lobo [na foto], em nota enviada à Rádio Vale do Minho.

 

“A EDP não tem apoiado as nossas IPSS, nem tem compensado as nossas freguesias pelas consequências negativas das barragens e da passagem de quilómetros de linhas elétricas de elevada tensão. Por outro lado, os altos ganhos gerados pela produção hidroelétrica não se têm refletido no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida na nossa terra”, acrescenta.

 

Desta forma, conclui o PS barquense, “entendemos que para se assinalar adequadamente os 100 anos do início de exploração da Electra del Lima se deveria reconhecer com uma medalha de honra do Município o contributo das populações do nosso concelho, designadamente das freguesias de Lindoso e Britelo para o desenvolvimento industrial de todo o Norte de Portugal”.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas