PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte da Barca

P. Barca: Jovens dão ‘luz verde’ ao Regulamento de Incentivo à Habitação

23 Janeiro, 2022 - 15:42

830

0

Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Ponte da Barca reuniu na sede da Associação Magalhães em Movimento.

O Projeto de Regulamento para a Atribuição de Incentivos à Habitação foi o destaque que esteve em cima da
mesa do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de Ponte da Barca, que reuniu na sede da Associação Magalhães em Movimento.

 

O documento, que teve parecer positivo e aprovação por unanimidade do CMJ, comporta, em linhas gerais, a atribuição de benefício face à habitação, própria e permanente, por parte dos jovens no concelho de Ponte da Barca, pela via da isenção ou redução de impostos e taxas municipais.

 

A proposta surge na sequência das políticas de juventude preconizadas pela Câmara Municipal de Ponte da Barca relativas ao desenvolvimento de uma estratégia integrada para aumentar a coesão e proximidade familiar, fixar a população, criar emprego, dinamizar o território, atrair investimento, reter mais rendimento nas famílias, dinamizar o mercado imobiliário e reabilitar os imóveis já existentes, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos jovens.

 

De relembrar que, além deste apoio, a autarquia tem vindo a implementar diversas medidas de intensivo e apoio à juventude, de que são exemplo, o apoio pecuniário aos jovens estudantes do ensino superior, ou a implementação do cartão jovem municipal, documento que concede benefícios na utilização de bens e serviços públicos e privados existentes no concelho.

 

Augusto Marinho, presidente da Câmara de Ponte da Barca, considera que esta medida “fará a diferença na vida de muitos dos nossos jovens”, e que foi uma forma que a autarquia encontrou de “incentivar os jovens à compra de habitação e, consequentemente, fixação no nosso concelho”.

 

A reunião serviu, ainda, para discutir outras temáticas e assuntos de interesse para a juventude, num fórum
que Augusto Marinho deseja que se mantenha com o propósito de “auscultar a juventude, as suas propostas, aquilo que esperam de nós enquanto decisores políticos locais, e onde possamos discutir e encontrar, juntos, possíveis soluções”.

 

A mesma opinião foi partilhada pelo Vereador do Pelouro da Juventude, José Alfredo Oliveira, destacando que o objetivo é “colaborar na construção de políticas robustas que vão de encontro aos interesses da juventude barquense”.

 

Recorde-se que depois de dez anos sem atividade, o Conselho Municipal da Juventude foi reativado em fevereiro de 2020.

 

Trata-se de um órgão consultivo do município, que tem como principal objetivo a definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas setoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social.

 

 

[Fotografia: Município Ponte da Barca]

Últimas