PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte da Barca

P. Barca: Jovem ucraniana que fugiu à guerra apresenta livro na sexta-feira

8 Fevereiro, 2023 - 02:14

731

0

Na Casa de Santo António do Buraquinho.

A Casa de Santo António do Buraquinho, em Ponte da Barca, vai ser palco na próxima sexta-feira da apresentação do livro The Story.

 

A obra é assinada por Anna Zhukova, uma jovem ucraniana, que revela um testemunho na primeira pessoa da jovem que em meados de março do ano passado se fixou em Ponte da Barca, fugindo da guerra que se abatera sobre o seu país, no dia 24 de fevereiro anterior.

 

A sessão contará com a presença da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, e ainda do Presidente da Câmara Municipal e de vereadores, estando a apresentação a cargo de Ruslana Bundzyak, da comunidade ucraniana de Braga.

 

Trata-se de um relato inquietante e perturbador de três semanas de terror e de esperança, um grito cívico contra a indiferença, um registo de memórias profundamente verídico e cruel de uma longa e penosa viagem, desde Kyiv até Ponte da Barca, passando pela Roménia e pela Turquia, juntamente com a tia, a mãe e duas irmãs, uma das quais ainda criança.

 

The Story apresenta ainda depoimentos de algumas pessoas que estão a ter uma presença mais próxima no acolhimento e apoio à família e também uma mensagem de Nuno Rogeiro, conhecido jornalista e comentador de política internacional, nomeadamente de situações de conflito, e um prefácio assinado pela Presidente do Parlamento Europeu.

 

A sessão está marcada para as 21h00.

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas