PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Ponte da Barca

P. Barca: Casa centenária e emblemática do concelho transformada em espaço cultural

9 Dezembro, 2021 - 21:13

337

0

Investimento de 700 mil euros.

A Casa de Santo António do Buraquinho, construída em 1763, em Ponte da Barca, reabriu ao público como espaço de história, artes, cultura e literatura, após uma requalificação de quase 700 mil euros.

 

A inauguração do auditório municipal, arquivo e sala de exposições  foi abrilhantada pela atuação dos alunos da Escola de Música e da Escola de Ballet da Câmara Municipal.

 

O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, referiu na ocasião que “a abertura deste espaço, totalmente renovado e equipado, irá agora prestar ao público um serviço de qualidade e proximidade que era há muito almejado no município”.

 

“A Casa de Santo António do Buraquinho é um edifício do município predestinado para tudo o que envolva a história, as artes, a cultura e a literatura”, destacou ainda o autarca de Ponte da Barca.

 

Augusto Marinho adiantou que “o edifício foi objeto de uma intervenção profunda ao nível da construção civil e outras especialidades que o dotaram das melhores e mais recentes tecnologias e equipamentos de apoio às atividades que irá acolher”.

 

O auditório municipal tem capacidade para 101 pessoas, e as salas de exposições permitem a realização de mostras de escultura, pintura, etnografia, sendo que a sala mais pequena permite a realização de workshops’ e formação. O edifício foi ainda dotado com um bar, para apoio a todas valências, sendo que no piso térreo está instalado o arquivo municipal.

 

O imóvel, situado em pelo centro histórico de Ponte da Barca, foi adquirido pela Câmara Municipal em 1979 e em meados dos anos 80 foi intervencionado com projeto da autoria do arquiteto José Lamas.

 

A partir de 3 de setembro do ano 1988 alberga o Centro Cultural Frei Agostinho da Cruz e Diogo Bernardes e o auditório municipal, posteriormente a biblioteca, a sede da Universidade Sénior e o espaço Internet.

 

 

[Fotografia: Município Ponte da Barca]

Últimas