Larisa, Oscar, Patricia… eis alguns dos nomes das tempestades que vão afetar a Europa na época 2022/2023. A lista foi divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) numa nota publicada no seu site.
O organismo explica que “é atribuído um nome a todas as depressões que originem um aviso de vento de nível laranja ou vermelho (a partir de 91km/h) no sistema internacional de avisos meteorológicos (Meteoalarm). Assim, o primeiro país a emitir este aviso dá o nome à depressão, seguindo a lista, e informa os restantes países, que deverão manter o nome”.
“As depressões resultantes de tempestades tropicais conservam o nome atribuído inicialmente pelo National Hurricane Center (NHC) da NOAA”, lê-se ainda.
Confira todos os nomes para as tempestades 2022/2023
[Fonte: IPMA]
Atribuir nome às depressões é um projeto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, que tem por objetivo alertar o público para situações meteorológicas de risco, promover a comunicação internacional e facilitar o estudo de situações meteorológicas à escala do continente.
O IPMA pertence ao grupo sudoeste (SW) juntamente com os serviços meteorológicos de Espanha (AEMET), de França (Météo-France) e de Bélgica (RMI) e Luxemburgo (MeteoLux). A presente lista foi feita seguindo um protocolo de coordenação a nível europeu e em estreita colaboração com o grupo oeste (W), que engloba os serviços meteorológicos de Inglaterra (MetOffice), da Irlanda (Met-Éireann) e da Holanda (KNMI).
Comentários: 0
1
0