PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Oposição apoia agregação de freguesias de Barcelos para ganhar “massa crítica”

26 Junho, 2012 - 09:46

2799

0

Um vereador do PSD na Câmara de Viana do Castelo desafiou a maioria socialista a aproveitar o interesse de freguesias do concelho de Barcelos em agregarem-se àquele concelho para ganhar “massa crítica”.

Um vereador do PSD na Câmara de Viana do Castelo desafiou a maioria socialista a aproveitar o interesse de freguesias do concelho de Barcelos em agregarem-se àquele concelho para ganhar “massa crítica”.

“Há um interesse que tem sido demonstrado publicamente por duas freguesias de Barcelos para se agregarem com Barroselas, em Viana do Castelo. Porque não aproveitar esse movimento para ganhar massa crítica?”, questionou o social-democrata António Carvalho Martins.

Em causa está o interesse que tem sido demonstrado publicamente pela população das vizinhas freguesias de Durrães e Tregosa, que delimitam os concelhos de Barcelos e Viana do Castelo, as quais defendem um cenário de agregação com a vizinha localidade Barroselas, no âmbito da reorganização administrativa.

“Há 40 anos o concelho de Barcelos tinha menos habitantes do que Viana do Castelo mas hoje tem mais vinte mil pessoas. Pode ser um movimento para tornar o nosso município maior”, apontou o vereador do PSD, durante a reunião ordinária do executivo municipal, realizada esta segunda-feira.

O vice-presidente da Câmara de Viana do Castelo, Victor Lemos, preferiu não alimentar esta possibilidade, recordando que este interesse de agregação com Barroselas “tem sido demonstrado pela população” e “não pelos órgãos autárquicos”.

“Mas são freguesias que em tempos já defenderam a criação do concelho de Barroselas, por isso entende-se este interesse. Mas não há qualquer interesse oficial”, defendeu o autarca socialista.

A 20 ou 27 de julho deverá realizar-se uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, a convocar a pedido da Câmara. Contudo, a maioria socialista pretende levar àquele órgão uma proposta, a enviar para o Governo, de manutenção das 40 freguesias atualmente existentes no concelho.

Já em Barcelos, segundo decisão da Assembleia Municipal, a reorganização administrativa será alvo de um referendo local.

Últimas