PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Oficial: Todas as praias marítimas de Caminha com bandeira azul no próximo Verão

27 Abril, 2023 - 12:21

702

0

Praias.

O concelho de Caminha mantém, na próxima época balnear, as cinco Bandeiras Azuis.

 

Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2023: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

 

Os resultados foram comunicados esta quinta-feira, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

 

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul “felicita o Município de Caminha pelo excelente desempenho na época balnear de 2022, que requereu envolvimento e empenho no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas Praias e solicita o mesmo compromisso na época balnear de 2023”.

 

O tema de 2023 é a geodiversidade (ou diversidade geológica).

 

“O conceito de geodiversidade é um conceito integrador fundamental, que engloba todos os materiais e fenómenos geológicos que dão corpo ao Planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui”.

 

Recorde-se que, em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.

 

Em 2018 atingiu-se outra importante conquista, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repetiu-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis.

 

“A época de 2021 confirmou a tendência e o bom desempenho e em 2022 foi igual. Este é o corolário de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, não só através do investimento em infraestruturas por todo o concelho, mas também na salvaguarda de todas as condições que correspondem aos critérios do Programa Bandeira Azul da Europa”, considera o Município em nota divulgada.

 

O ano de 2021 ficou marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas.

 

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios.

 

 

[Fotografia: Município Caminha]

Tópicos:

#Praias

Últimas