Menu

+

1

0

Valença

Oficial: Há mais um Caminho de Santiago certificado (saiba por onde passa)

20 Dezembro, 2023 - 16:51

422

0

Tem 177,8 Km.

O Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, com 177,8 Km, está oficialmente certificado, em Portugal.

 

Atravessa 13 municípios entre Oliveira de Azeméis e Valença.

 

A certificação foi já publicada em Diário da República e assinada pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

 

A candidatura foi coordenada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal e contou com a colaboração dos municípios envolvidos.

 

“Este é o reconhecimento de um caminho de elevado valor patrimonial. Para Valença esta é uma excelente notícia que reforça, ainda mais, este caminho histórico e emblemático das peregrinações a Santiago”, referiu o Presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira.

 

Com esta certificação Valença fica com os dois percursos, que chegam até ao concelho. Ambos certificados: o Caminho Português de Santiago Central e Caminho Português da Costa.

 

A Câmara Municipal de Valença tem investido, nos últimos tempos, sobretudo no reforço da segurança da sinalética e na manutenção do percurso.

 

Em perspetiva está o reforço das áreas de descanso para peregrinos e da sinalética interpretativa de monumentos e sítios com interesse, assim como a requalificação do Albergue de São Teotónio.

 

A Eurocidade Valença.Tui é a porta de entrada do Caminho Português para Santiago de Compostela na Galiza. Um traçado onde confluem os peregrinos do Caminho Português Central, do Caminho das Torres e do Caminho da Costa.

 

A meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui de um lado e a Fortaleza de Valença do outro.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas