É oficial. Foi a maior vitória de sempre do PSD em Monção em eleições autárquicas. Os sociais-democratas venceram e reforçaram maiorias em todas as frentes. Na Câmara Municipal somaram mais um vereador: agora são cinco. Enquanto o PS fica reduzido a dois.
Na Assembleia Municipal, o PSD liderado por Armando Fontainhas também cresceu. Sobe para 16 deputados, enquanto o PS diminui para nove.
Mas a dimensão da onda de António Barbosa torna-se mais nítida quando se observa agora o mapa das cores políticas de cada Junta de Freguesia. O PSD está agora à frente de 18 das 24 Assembleias de Freguesia (tinha 10 em 2017). O PS, apenas três (tinha seis em 2017). E há mais três com Executivos independentes.
Freguesias Executivo
Abedim PSD
Anhões e Luzio PSD
Barbeita PSD
Barroças e Taias PS
Bela PSD
Cambeses PS
Ceivães e Badim PSD
Lara PSD
Longos Vales PSD
Mazedo e Cortes PS
Merufe PSD
Messegães, Valadares e Sá PSD
Monção e Troviscoso PSD
Moreira PSD
Pias PSD
Pinheiros ind.
Podame PSD
Portela PSD
Riba de Mouro PSD
Sago, Lordelo e Parada PSD
Segude PSD
Tangil PSD
Troporiz e Lapela ind.
Trute ind.
PSD: 18
PS: 3
Independentes: 3
Foi em 2011 que António Barbosa assumiu as rédeas do PSD Monção. Nas eleições autárquicas de 2013 liderou pela primeira vez o partido na corrida à Câmara de Monção e perdeu apenas por três votos. Não ganhou, mas o PS perdeu a maioria absoluta.
Volvidos quatro anos de oposição aos socialistas, Barbosa recandidata-se… e ganha. Vinte anos depois, o leme do Município voltava às mãos do partido laranja. Tinha sido perdido em 1997, recorde-se, com o PS de José Emílio Moreira.
Este domingo, António Barbosa conseguiu a maior vitória de sempre do PSD em Monção.
Para além do líder social-democrata são eleitos vereadores João Oliveira, Daniela Fernandes, Fernando Costa, e Agostinho Correia.
Pelo PS são eleitos o cabeça-de-lista, Filipe Quintas e Vítor Rodrigues.
A taxa de abstenção neste concelho rondou os 40%. As próximas eleições autárquicas estão previstas para 2025.
Comentários: 0
1
1