PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

3

0

Melgaço

Oficial: Aí está a nova Eurocidade do Minho! – Veja quem faz parte

26 Abril, 2022 - 18:11

1684

1

Cinco municípios.

Desta vez não são dois, mas sim cinco Municípios a formar a mais recente Eurocidade no Alto Minho/Galiza.

 

Melgaço, em conjunto com os concelhos galegos de Arbo, Crecente, A Cañiza e As Neves, pertencentes à província de Pontevedra (Galiza), assinou esta terça-feira um protocolo de cooperação territorial para criar a Eurocidade do Miño/Minho.

 

“A iniciativa nasce com o intuito de se estreitarem laços com estes municípios vizinhos, tendo em conta a proximidade geográfica, as afinidades culturais, históricas e económicas”, explica a autarquia de Melgaço.

 

“Assim, o acordo tem por objeto fomentar o progresso, desenvolvimento e bem-estar das populações e entidades dos concelhos signatários, através do estabelecimento de uma dinâmica permanente de concertação transfronteiriça, nos domínios de interesse comum a estes, e traduzindo-se na troca de informações, coordenação de iniciativas e projetos comuns, em termos culturais, desportivos, sociais, turísticos e económicos”, refere a edilidade.

 

Promover a cooperação institucional, económica, social, cultural e ambiental entre os quatro concelhos; promover a valorização do seu património natural e cultural, com especial enfoque para a área envolvente do Rio Minho e para os recursos endógenos; potenciar a mobilidade e acessibilidade sustentáveis; promover a gestão partilhada de equipamentos e serviços públicos; promover o planeamento estratégico do território e procurar fontes de financiamento para um programa de ação a definir; e promover a participação e a cidadania europeia, são os principais objetivos desta iniciativa.

 

“A cooperação transfronteiriça é um dos meios mais eficazes com vista à aproximação das populações fronteiriças, suprimindo as dificuldades que implicam todas as fronteiras, a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural destas regiões, e a promoção de amizade e paz, prosseguindo os princípios de cidadania europeia e de uma Europa mais coesa e sem fronteiras. Temos a certeza de que este projeto será uma mais-valia para todos nós“, disse Manoel Batista, presidente da Câmara de Melgaço.

 

Com a assinatura deste protocolo, os municípios envolvidos comprometem-se em facilitar a troca de experiências, iniciativas e soluções a problemas comuns, com o intuito de alcançar um consenso que impulsione a difusão mútua das suas atrações turísticas, dos seus recursos e projetos, para assim desenvolver em conjunto ações promocionais, culturais e comerciais, nas suas respetivas áreas de influência.

 

[Fotografia: Município Melgaço]

Últimas