PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

OE 2014: Gastos com saúde per capita pode ser reduzido, ficando abaixo dos 500 euros

14 Outubro, 2013 - 10:29

134

0

Jorge Fão garante que vai interpelar “brevemente” o Ministério da Saúde para obter esclarecimentos e justificações, “sempre na perspetiva da defesa dos interesses dos utentes do Serviço Nacional de Saúde no Alto Minho”.

Depois de uma reunião com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), o deputado socialista eleito pelo círculo de Viana do Castelo mostra-se preocupado com a “progressiva” redução dos recursos financeiros que esta entidade dispõe, anualmente, para garantir o bom funcionamento e qualidade dos serviços de saúde sob a sua responsabilidade e coordenação, sendo que o valor de referência para as transferências do Orçamento de Estado poderá voltar a ser reduzido, ficando abaixo dos quinhentos euros per capita em 2014.

Jorge Fão garante que vai interpelar “brevemente” o Ministério da Saúde para obter esclarecimentos e justificações, “sempre na perspetiva da defesa dos interesses dos utentes do Serviço Nacional de Saúde no Alto Minho”.

Este encontro serviu ainda para atualizar informação relativa ao sistemas de cuidados de saúde primários prestados pelos 12 centros de saúde concelhios, a evolução da constituição de unidades de saúde familiares USFs, a articulação dos serviços das cinco ambulâncias SIV (suporte imediato de vida) com os restantes meios do INEM e a urgência médico-hospitalar e de urgência básica de Monção e Ponte de Lima, a situação das Unidades de Cuidados Continuados UCCs, dificuldade de recrutamento de quadros médicos em algumas especialidades, listas de espera particularmente em ortopedia, oftalmologia e imagiologia, os constrangimentos do financiamento público, entre outros.

Para o futuro mais imediato, o Conselho de Administração da ULSAM pretende ainda melhorar as instalações onde funcionam as consultas externas e serviços de urgência do Hospital de Santa Luzia e ver brevemente em funcionamento a Unidade de Cuidados Continuados de Melgaço.

Os Serviços de Saúde no território do Alto Minho organizam-se sob a responsabilidade desta Unidade Local, constituída por duas unidades hospitalares, Santa Lúzia e Conde de Bertiandos – Ponte de Lima, 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas unidades de convalescença.

As 11 USFs em atividade, que já cobrem 42% dos cerca de 245 mil inscritos no ACS, serão reforçadas a muito curto prazo com mais duas novas unidades em Viana e Arcos de Valdevez.

Últimas