Já arrancaram as obras do Parque Urbano de Giela. O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, visitou a obra para verificar in loco o andamento do início de trabalhos desta empreitada.
Esta intervenção pretende a melhoria das condições de salvaguarda, valorização e de animação deste edifício que é monumento nacional desde 1910, numa perspetiva de transmissão para o futuro dos bens culturais, contando para tal com o financiamento do Programa de Operacional ON.2 Eixo: III Valorização e Qualificação Ambiental Territorial, sendo o seu investimento elegível no valor de 1.714.647,99 euros e a comparticipação FEDER de 1.457.450,79 euros.
A fase agora iniciada corresponde a momentos fundamentais de limpeza de diversos elementos interiores, provenientes das dezenas de anos de não utilização do imóvel, com consequências óbvias sobres as estruturas e sua conservação, pelo que a presente fase revestese de evidente importância, permitindo uma eficaz leitura e avaliação da situação presente. Os trabalhos são acompanhados em permanência por técnicas de arqueologia, sendo que na última semana do mês de Abril serão iniciados os trabalhos amplos de intervenção arqueológica, realizados por uma equipa técnica específica, que permitirão um conhecimento mais alargado e abrangente deste emblemático monumento da história nacional.
Comentários: 0
0
0