PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

“O MDoc é atualmente o melhor festival de cinema de documentário do País”

2 Agosto, 2023 - 22:30

969

0

Festival Internacional de Documentário de Melgaço.

“O MDoc é atualmente o melhor festival de cinema de Documentário do País”. O juízo foi feito por Tiago Brandão Rodrigues à Rádio Vale do Minho, durante uma passagem pela 9ª edição do Festival Internacional de Documentário de Melgaço, que arrancou no passado dia 31 de julho.

 

“Digo eu e dizem-no muitos especialistas, cinéfilos e outros tantos amantes do cinema que por esta altura vêm a Melgaço”, apontou o deputado na Assembleia da República.

 

Nesta edição, recorde-se, uma seleção de 32 documentários concorrem, este ano, aos Prémios Jean-Loup Passek e ao Prémio D. Quixote. 

 

Sempre atento à juventude, o antigo Ministro da Educação elogiou a afluência desta faixa etária ao evento.

 

“É também bom ver por aqui um conjunto de estudantes de cinema que vêm aqui fazer residências artísticas. Gravam filmes que depois teremos oportunidade de ver ou na televisão ou até mesmo em salas de cinema”, realçou.

 

Sem poupar nos elogios, Tiago Brandão Rodrigues destacou “um grande esforço por parte da autarquia e por parte de quem organiza, neste caso da associação AO NORTE que nos vem habituando com todo um trabalho de fazer cinema, de explicar cinema”.

 

“Estão todos de parabéns… porque o mais fácil era não fazer”, concluiu.

 

 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

 

 

Batista: “Um cartaz do território no mundo inteiro”

Já na 9ª edição, o MDoc dá muitas razões para sorrir ao Presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista.

 

“O MDoc é hoje a maior marca cultural que Melgaço produziu nos últimos anos. Tornou-se um cartaz de apresentação do território no mundo inteiro”, referiu o autarca melgacense à Rádio Vale do Minho.

 

Batista deu destaque à seleção de longas metragens, com filmes oriundos de 15 países, num olhar transversal e intercontinental sobre as questões de identidade, memória e fronteira.

 

“Temos neste momento no MDoC gente da América Latina, dos Estados Unidos da América, gente de vários pontos da Europa e do País inteiro. O mundo cinematográfico encontra-se em Melgaço. É a 9ª edição e tem crescido ano após ano. Tem tudo para que a 10ª edição seja extraordinária”, considera.

 

O MDoc é organizado desde 2014 pela Câmara de Melgaço em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual.

 

A edição deste ano vai decorrer até 6 de agosto em vários pontos do concelho e ter como um dos pólos centrais o Museu de Cinema Jean-Loup Passek.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho | Município Melgaço]

Tópicos:

#Cinema

Últimas